2013.08.12 Luc Boltanski Eneraldo 23

 

Durante o mês de agosto de 2013 o sociólogo francês Luc Boltanski visitou a UFRJ e participou de uma série de eventos a convite do Colégio Brasileiro de Altos Estudos e do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS). Dentre eles, “Sociologia Crítica e Sociologia Pragmática da Crítica” no Salão Pedro Calmon, no dia 08, e “Conversações em torno do novo espírito do capitalismo” aconteceu no CBAE, no dia 12.

Professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), Boltanski é fundador do Grupo de Sociologia Política e Moral. Em 1999, publicou na França sua obra mais conhecida no Brasil que é "O novo espírito do capitalismo", em coautoria com Ève Chiapello.

A publicação feita em parceria com Chiapello, que faz uma análise da crise do capitalismo a partir de um aprofundamento na questão da gestão empresarial, foi o tema da atividade realizada no CBAE.

 

Programação:

Aula Inaugural – Sociologia da Crítica, Instituições e Dominação (06/08, no IFCS)

Sociologia Crítica e Sociologia Pragmática da Crítica (08/08, no Salão Pedro Calmon)

Encontro com alunos de pós-graduação (09/08, no IFCS)

Conversações em torno do novo espírito do capitalismo (12/08, no CBAE)

Entrevista pública sobre Economia da Arte (14/08, no IFCS)

 

 

2013 Burke 1

 

O historiador inglês Peter Burke esteve presente no Colégio Brasileiro de Altos Estudos no dia 7 de outubro para a conferência "Exilados e Expatriados na História do Conhecimento". Na atividade, Burke tratou do impacto dos exilados, refugiados e repatriados no sistema de conhecimento.

Doutor em História pela Universidade de Oxford, Peter Burke é professor emérito da Universidade de Cambridge. Autor de mais de 30 livros, é especialista em História Moderna e em temas da atualidade, como a História Social e Cultural da Mídia e do Conhecimento.

Seus livros mais conhecidos no Brasil são "A Escola dos Annales" (1990), "A Escrita da História" (1991), "A Fabricação do Rei: a Construção da Imagem Pública de Luís XIV" (1994), "Uma História Social do Conhecimento: de Gutenberg a Diderot" (2000), "O que é História Cultural" (2005) e "Uma História Social da Mídia: de Gutenberg a Internet" (2006).

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ