M.Burke

 

O livro “O Triunfo do Fracasso”, da historiadora Maria Lucia Pallares Burke, e a saga de Rüdiger Bilden, descrita na publicação, foi tema de conferência realizada no CBAE. Com a participação da pesquisadora, “O Triunfo do Fracasso: em torno de Rüdiger Bilden e Gilberto Freyre” aconteceu no dia 23 de outubro de 2013.

Na obra, a autora apresenta a trajetória do intelectual alemão Rüdiger Bilden, desde a ascensão ao ostracismo. Ainda no início da experiência acadêmica, Bilden definiu a escravidão e a história brasileira como linha de pesquisa. Anos depois, veio ao Brasil aprofundar seus estudos para escrever um livro sobre o assunto. No entanto, o historiador nunca conseguiu escrevê-lo. Amigo de Gilberto Freyre, Bilden foi responsável por influenciar o pensamento do brasileiro, de quem veio a receber uma cópia de "Casa-Grande & Senzala".

Com mestrado e doutorado pela USP em Educação, Maria Lucia Pallares é a historiadora brasileira especialista em Gilberto Freyre. Sobre o teórico, publicou outros dois livros: "Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos" e "Repensando os trópicos". Hoje, é pesquisadora associada da Universidade de Cambridge, cidade onde reside.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ