2014.03.11 Dialogos Universitarios I Luiz Davidovitch 10

 

Como atividade inaugural do ano de 2014, o CBAE recebeu a palestra “Universidade: desafios e perspectivas para a reinvenção de uma instituição multisecular em um país da periferia”. O encontro, realizado no dia 11 de março, foi o primeiro da série “Diálogos Universitários” e teve a participação do físico Luiz Davidovitch .

Diretor da Academia Brasileira de Ciências desde 2007 e membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, Luis Davidovitch é especialista em óptica quântica. Em 2009, recebeu o prêmio Almirante Álvaro Alberto pela sua trajetória de pesquisa nas ciências exatas. Atualmente, é professor titular do Instituto de Física/UFRJ e pesquisa nas áreas de emaranhamento quântico e teoria do laser.

O intuito do ciclo, que teve ainda outras 2 atividades, era discutir os desafios que a universidade e a sociedade brasileira enfrentavam no campo da educação, da ciência e tecnologia, da cultura e da arte.

 

 

2014.04.01 Afranio Garcia Junior 12

No dia 1º de Abril de 2014, aconteceu o lançamento do livro “Estratégias educativas das elites brasileiras na era da globalização”, de  Letícia Canedo, Kimi Tomizaki e Afrânio Garcia Jr. Além disso, foi realizada uma mesa redonda com Canedo e Garcia Jr.

Doutora em Ciências Humanas pela USP, Letícia Canedo é professora titular da Faculdade de Educação. Seus estudos abrangem áreas como transmissão do poder político, instituição escolar, educação das elites e circulação do conhecimento. Afrânio Garcia Jr. é economista formado pela PUC-Rio com doutorado em Antropologia Social pela UFRJ. Diretor do  Centro de Pesquisa sobre o Brasil Colonial e Contemporâneo (CRBC) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), em Paris, também é pesquisador associado ao CBAE.

A publicação foi produzida com base na pesquisa “Circulação Internacional e Formação dos Quadros Dirigentes Brasileiros”, coordenada por Canedo, e traz à tona as mudanças que o fenômeno da globalização trouxe ao ensino. Questiona paradigmas como o de que o auge da educação nacional está na formação exterior.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ