2014.08.11 Estado Participacao Popular e Democracia 13

 

Com o objetivo de discutir a situação do Brasil, o Fórum de Ciência e Cultura elaborou o ciclo de debates “Brasil 2014: Uma Nação na Encruzilhada da História?”. Com uma série de oito encontros tratando democracia, educação, saúde, economia e mídia, o ciclo aconteceu em diferentes unidades da UFRJ.

Em um contexto de desencanto quanto a possibilidade de encontrar alternativas através da renovação das instituições representativas e de desconfiança em relação aos agentes que as fazem funcionar, a universidade foi desafiada a constituir-se em campo da reflexão. Nesse sentido, tinha o papel tanto de interpelar os movimentos nascidos das lutas de junho quanto os que, engajados no terreno político-institucional, buscam, com consistência e dignidade, algo mais que a simples reprodução de mandatos.

As perguntas a serem respondidas pelo ciclo eram: estávamos, afinal, em uma encruzilhada histórica? Quais eram as  possibilidades e caminhos a serem trilhados?

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos recebeu a primeira atividade, “Estado, Participação Popular e Democracia”, no dia 11 de agosto de 2014. Com a temática “Estado, Participação Popular e Democracia”, contou com a presença do reitor Carlos Levi, do diretor do Departamento de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, Pedro Pontual, do professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Paulo Arantes, e do diretor do CBAE, José Sérgio Leite Lopes.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ