2014.04.01 Afranio Garcia Junior 12

No dia 1º de Abril de 2014, aconteceu o lançamento do livro “Estratégias educativas das elites brasileiras na era da globalização”, de  Letícia Canedo, Kimi Tomizaki e Afrânio Garcia Jr. Além disso, foi realizada uma mesa redonda com Canedo e Garcia Jr.

Doutora em Ciências Humanas pela USP, Letícia Canedo é professora titular da Faculdade de Educação. Seus estudos abrangem áreas como transmissão do poder político, instituição escolar, educação das elites e circulação do conhecimento. Afrânio Garcia Jr. é economista formado pela PUC-Rio com doutorado em Antropologia Social pela UFRJ. Diretor do  Centro de Pesquisa sobre o Brasil Colonial e Contemporâneo (CRBC) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), em Paris, também é pesquisador associado ao CBAE.

A publicação foi produzida com base na pesquisa “Circulação Internacional e Formação dos Quadros Dirigentes Brasileiros”, coordenada por Canedo, e traz à tona as mudanças que o fenômeno da globalização trouxe ao ensino. Questiona paradigmas como o de que o auge da educação nacional está na formação exterior.