2015.06.19 Conflitos visibilidades e territorios 1

 

No dia 19 de Junho de 2015, aconteceu o debate "Conflitos, visibilidades e territórios: a participação social na perspectiva dos povos e comunidades tradicionais" entre Alfredo Wagner de Almeida, André Dumans Guedes e José Carlos Matos, no CBAE.

Doutor em Antropologia Social pela UFRJ, Wagner é coordenador do projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), da Universidade Estadual do Amazonas. O PNSCA incentiva a realização da autocartografia, como forma de entender o processo de ocupação da região. Desta forma, fortalece movimentos sociais e atua na formação de novos pesquisadores e de lideranças para esses movimentos.

Guedes também possui doutorado em Antropologia Social pela UFRJ e é professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da UFF. Já Matos é doutor em Ciências Sociais pela UERJ e pesquisador ligado ao Museu Nacional. Os dois integraram o projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública na área de comunidades tradicionais e foram responsáveis pelo capítulo no livro acerca do tema, juntamente com Marcelo Moura Mello.

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ