2016.06.06 Marilda Menezes 38

A palestra “A migração Nordeste-São Paulo e a memória dos trabalhadores do ABC paulista” aconteceu dia 06 de junho de 2016 e fez parte do ciclo “Novas questões sociais, trabalhadores urbanos, trabalhadores rurais: História e Perspectivas”. Com Marilda Menezes e Paulo Fontes, como debatedor, a temática da migração foi o assunto principal.

Marilda Menezes é formada em Ciências Sociais pela Fundação Santo André (FSA) e doutora pela Universidade de Manchester. Criadora da Revista Travessia, Menezes tem bastante proximidade com o tema, tendo inúmeros trabalhos publicados com esse assunto, como o livro “Redes e enredos nas trilhas dos migrantes”.  

Paulo Fontes é pesquisador do CPDOC/FGV, bacharel em História pela USP e doutor pela UNICAMP. Também é autor do premiado livro “Um Nordeste em São Paulo: Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista: 1945-66”.

O ciclo “Novas questões sociais, trabalhadores urbanos, trabalhadores rurais: História e Perspectivas” foi coordenado por José Sergio Leite Lopes (PPGAS/MN/UFRJ) e Beatriz Heredia (PPGSA/IFCS/UFRJ).

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ