2016.06.13 espirito45

 

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos exibiu na segunda-feira, dia 13/06, o filme “O Espírito de 45”. O documentário aborda a ascensão do Partido Trabalhista na Inglaterra, no período pós-Segunda Guerra. Premiado com a Palma de Ouro em Cannes em 2016, o diretor Ken Loach deixa explícita a preocupação com o proletariado em sua carreira cinematográfica.

José Ricardo Ramalho, professor de Sociologia da UFRJ, comentou o filme. Especialista no campo da sociologia do trabalho e relações de poder, Ramalho e Loach têm em comum o grande interesse pela classe operária. Em “Estado Patrão e Luta Operária”, publicado em 1989, Ramalho escreveu sobre a greve dos funcionários da Fábrica Nacional de Motores. O movimento alcançou relevância e caracterizou-se como a principal a luta política da época.

O evento fez parte do ciclo de palestras “Novas questões sociais, trabalhadores urbanos, trabalhadores rurais: História e Perspectivas”, coordenado por José Sergio Leite Lopes (PPGAS/MN/UFRJ) e Beatriz Heredia (PPGSA/IFCS/UFRJ), diretores do CBAE/ UFRJ.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ