2017.06.29 Quatro decadas de registro audiovisual 33 EDIT2

 

Para fechar o ciclo “Estado, políticas sociais, movimentos sociais; história e atualidade”, José Roberto Novaes voltou ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos na palestra “Quatro décadas de registro audiovisual dos conflitos sociais no campo”. O evento aconteceu no dia 26 de Junho.

 

Formado em Agronomia na USP, José Roberto Novaes concluiu diversas especializações até  se tornar doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, em 1993. Desde então, participou de mais de vinte produções audiovisuais, entre elas "Os Rurais da CUT" (1992), exibido no CBAE em sua última visita. Seus filmes abordam temas relacionados a movimentos de trabalhadores rurais e o resgate de sua memória.

 

No Instituto de Economia, coordena o projeto “Educação através de imagens”, que faz adaptações de pesquisas acadêmicas para documentários, distribuídos pela Editora UFRJ. Entre os temas abordados estão saúde coletiva, condições de trabalho no agronegócio e trabalho infantil. Já dentre os filmes destacam-se “Guariba, a memória em nossas mãos”, “Migrantes” e “Linha de Corte”.

 

O ciclo aconteceu no primeiro semestre de 2017 e foi iniciativa dos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, respectivamente.

 

 

 

2017.06.23 Associatividade 3

 

No dia 23 de junho, o CBAE recebeu a antropóloga Rosana da Câmara Teixeira para a palestra “Associatividade das torcidas organizadas e políticas sociais”. O evento fez parte do ciclo “Estado, políticas sociais, movimentos sociais; história e atualidade”.

 

Rosana da Câmara Teixeira é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, além do pós-doutorado em Antropologia Social, ambos pela UFRJ. Para a conclusão do mestrado, em 1998, Teixeira desenvolveu trabalho sobre as torcidas jovens dos grandes times cariocas, em que aborda a atuação dos grupos tanto em estádios quanto fora. Premiada pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, a dissertação resultou no livro “Os perigos da paixão - Visitando jovens torcidas cariocas”, publicado em 2002 pela editora Annablume. Em 2016, organizou a obra "A voz da arquibancada", que reúne depoimentos de representantes da Federação das Torcidas Organizadas do RJ e, atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural (Laboep-UFF) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade (NEPESS-UFF).

 


O ciclo aconteceu no primeiro semestre de 2017 e foi iniciativa dos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, respectivamente.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ