2017.06.23 Associatividade 3

 

No dia 23 de junho, o CBAE recebeu a antropóloga Rosana da Câmara Teixeira para a palestra “Associatividade das torcidas organizadas e políticas sociais”. O evento fez parte do ciclo “Estado, políticas sociais, movimentos sociais; história e atualidade”.

 

Rosana da Câmara Teixeira é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, além do pós-doutorado em Antropologia Social, ambos pela UFRJ. Para a conclusão do mestrado, em 1998, Teixeira desenvolveu trabalho sobre as torcidas jovens dos grandes times cariocas, em que aborda a atuação dos grupos tanto em estádios quanto fora. Premiada pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, a dissertação resultou no livro “Os perigos da paixão - Visitando jovens torcidas cariocas”, publicado em 2002 pela editora Annablume. Em 2016, organizou a obra "A voz da arquibancada", que reúne depoimentos de representantes da Federação das Torcidas Organizadas do RJ e, atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural (Laboep-UFF) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade (NEPESS-UFF).

 


O ciclo aconteceu no primeiro semestre de 2017 e foi iniciativa dos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, respectivamente.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ