O historiador Emile Chabal, da Universidade de Edimburgo, realizou a palestra “Um projeto de biografia intelectual de Hobsbawm”, no dia 27 de abril. O evento fez parte do ciclo “Trabalho, Memórias, Movimentos” e contou ainda com a presença de Alexendre Fortes como debatedor. 

Chabal se propôs a criar uma obra que reúna a biografia intelectual completa de Hobsbawm, desde seu interesse pelo jazz a trabalhos não publicados. Entre os temas abordados no livro, estão os fundamentos teóricos e estilísticos que sustentam a escrita histórica de sucesso e o imaginário global da política marxista no século XX.

Alexandre Fortes, que atua hoje como pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da UFRRJ, é historiador e em suas áreas de pesquisa incluem-se historiografia britânica e Movimentos Sociais e Participação Política na América Latina.

Iniciativa dos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, junto ao pós-doutorando do PPGAS/UFRJ Antonio Carriço, o ciclo “Trabalho, Memórias, Movimentos” aconteceu durante o primeiro semestre de 2018.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ