2018.05.11 Relaes sindicais Brasil Estados Unidos na ditadura militar 9 E 

 

No dia 11 de maio de 2018, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos realizou a palestra "Relações sindicais Brasil-Estados Unidos na ditadura militar", ministrada pela historiadora Larissa Corrêa. O evento fez parte do ciclo "Trabalho, Memórias, Movimentos” e contou com apoio da Comissão da Memória e Verdade da UFRJ.

 

Larissa Corrêa é doutora em História Social pela Unicamp. Atuou como pesquisadora no projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública, do CBAE e, atualmente, é professora adjunta do Departamento de História da PUC-Rio. Em "Disseram que voltei americanizado", livro lançado no ano passado no qual Corrêa fundamenta a palestra, a autora aborda a influência que o Brasil recebeu dos movimentos sindicais norte-americanos nas décadas de 1960 e 1970; e que artifícios a Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO) utilizou para combater o comunismo na época.

 

Para a condução do debate foi convidado Pedro Campos, doutor em História pela UFF. Campos é membro do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais da UFRRJ e coordenador do Laboratório de Economia e História da UFFRJ.

 

O ciclo “Trabalho, Memórias, Movimentos” aconteceu durante o primeiro semestre de 2018 e foi organizado pelos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, com Antonio Carriço, pós-doutorando do PPGAS/UFRJ.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ