Imagem da atividade 

 

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos recebeu no dia 25 de maio o historiador Antonio Montenegro para a palestra "Padres europeus no Nordeste: desafios e conflitos (1964-1980)". O evento fez parte do ciclo de palestras “Trabalho, Memórias, Movimentos”.

Professor titular de História do Brasil na UFPE, Antonio Montenegro é doutor em História pela Unicamp, possui pós-doutorado na State University of New York e na UFF. Para citar pequena amostra de seus trabalhos mais recentes, é um dos organizadores do livro Marcas da Memória: História Oral da Anistia no Brasil (2012) e um dos coordenadores do projeto Memória e História da Justiça do Trabalho em Pernambuco. Montenegro apresentou a pesquisa sobre religiosos que, apesar  da orientação eclesiástica com a qual chegaram ao Brasil, demonstraram ser solidários com a população pobre em suas paróquias. O autor persegue em sua pesquisa este desencontro entre a encíclica Fidei Donum (Papa Pio XII, 1957) de inspiração anti-comunista, que convocou padres europeus a virem em missão ao Brasil, e o resultado da estadia de muitos deles, acusados de práticas comunistas por autoridades da ditadura militar que se estabelece após 1964. A análise feita a partir de entrevistas em profundidade com 5 destes padres nos proporciona o desvendamento detalhado deste paradoxo.

Doutora em Ciências Humanas pela USP, a professora Regina Novaes, da UFRJ, foi convidada para conduzir o debate. Ela é autora do livro De Corpo e Alma: catolicismo, classes sociais e conflitos no campo, com material de pesquisa coletado quando foi professora na UFPb nos anos 80, e é reconhecida especialista em estudos sobre religião.

Com apoio da Comissão da Memória e Verdade (UFRJ), o ciclo “Trabalho, Memórias, Movimentos” aconteceu durante o primeiro semestre de 2018 e foi organizado pelos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, com Antonio Carriço, pós-doutorando do PPGAS/UFRJ.

 

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ