DebateEncerramento rt

 

No dia 18 de novembro, segunda-feira, acontecerá o debate de encerramento do curso “Desastres e Mudanças Climáticas: construindo uma agenda”, com a presença das pesquisadoras Déborah Danowski, Moema Miranda e Isadora Mefano. O evento é aberto ao público e será realizado, a  partir das 17h30, no CBAE (Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo). 

A filósofa Déborah Danowski é pesquisadora do CNPQ e professora da PUC-Rio, onde criou, em 2011, a primeira linha de pesquisa em filosofia e a questão ambiental do país. Entre seus trabalhos mais relevantes sobre o tema, estão o livro Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins (Cultura & Barbárie, 2014), escrito com Eduardo Viveiros de Castro, e o cordel Negacionismos. (Coleção Pandemia, Editora n-1, 2018).

Moema Miranda é mestre em Antropologia Social, professora do Instituto Teológico Franciscano e tem vasta experiência com questões socioambientais junto a organizações não governamentais. Ela é também assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), secretária da Rede Iglesias y Minería (IyM) e foi uma das auditoras do Sínodo da Amazônia.

A mesa contará também com Isadora Mefano, geógrafa com mestrado em Saúde Pública pela Fiocruz. Ela tem experiência nas áreas de meio ambiente e geografia agrária e urbana, com pesquisa voltada para desastres e emergências em saúde pública.

O debate encerra o curso que, ao longo desse semestre, procurou, por meio de encontros com especialistas de diversas áreas, fomentar a discussão e construir, coletivamente, uma proposta de enfrentamento do problema no Brasil.

 

Na segunda-feira seguinte, dia 25 de novembro, acontecerá o último encontro deste ciclo, no qual professores e alunos discutirão os rumos do curso para o ano que vem. 

 

randall FACEBOOK

 

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos receberá, no dia 26 de novembro, o economista norte-americano Randall Wray, com sua palestra: Déficits, Dívida e Retomada do Crescimento: a Moderna Teoria da Moeda como alternativa.

Wray é pesquisador do Levy Economics Institute do Bard College e um dos principais autores da Teoria Moderna da Moeda. Suas pesquisas concentram-se na crítica da Teoria Política Monetária Ortodoxa, desenvolvendo uma abordagem alternativa de análise. O autor é mundialmente reconhecido por publicar extensivamente a respeito dos domínios de política de pleno emprego e, de um modo geral, sobre política fiscal.

A mesa terá como debatedor o também pesquisador do Levy Economics e professor da UERJ Leonardo Burlamaqui. O evento acontecerá às 17h30, nas instalações do CBAE: Av. Rui Barbosa 762, Flamengo - RJ.

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ