2018.09.10 Rio Capital EDIT

 

A transferência da capital para Brasília e o novo lugar do Rio de Janeiro após os anos 1960 foi tema da sessão do curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” realizada no dia 10 de setembro, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos. “O Rio não é mais capital” contou com a presença da pesquisadora Marly Motta e participação especial de Saturnino Braga. Contamos também com a contribuição do antropólogo Mário Grynszpan e da historiadora Marly Motta.

Maria Helena Versiani, também historiadora, é doutora em História Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Pesquisadora do Museu da República, tem particular interesse nas áreas de patrimônio, história cultural e história do Rio de Janeiro e publicou “Correio político: os brasileiros escrevem a democracia (1985/1988)” (2014) e “Criar, ver e pensar: um acervo para a República” (2018).

Estava presente também Saturnino Braga, primeiro prefeito eleito do Rio de Janeiro depois da reabertura, Senador da República e economista do BNDE. Na atividade, contou um pouco sobre sua trajetória e trouxe interessantes debates.

Ainda que não tenham podido comparecer, Marly Motta e Mário Grynszpan deixaram importantes contribuições para a aula. Motta é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Rio de Janeiro e enfoca seus estudos na história política do Rio de Janeiro. É autora de "Rio, cidade-capital" (2004) e "Nos tempos da Guanabara: 1960-1975" (2015) com Ana Maria Mauad. Já Grynszpan é doutor em Antropologia pelo PPGAS do Museu Nacional (UFRJ), e entre suas publicações estão o livro “Trajetória e pensamento das elites do agronegócio de São Paulo” (2016) e os artigos “Veredas da questão agrária e enigmas do grande sertão” e “Da barbárie à terra prometida: o campo e as lutas sociais na história da República” (2002).

A disciplina “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” é coordenada por José Sérgio Leite Lopes e Carlos Vainer e oferecida a todos os cursos de pós-graduação da UFRJ. As sessões são abertas ao público e acontecem às segundas-feiras na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, entre 18h e 20h30.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ