d190826 043
 
Foto: Eneraldo Carneiro/FCC 
 
 

"O clima faz história: atores e conceitos em disputa nas negociações climáticas" (Lise Sedrez)

A segunda aula do módulo I do curso, realizada dia 26 de agosto, foi ministrada por Lise Sedrez, professora do Instituto de História da UFRJ e coordenadora do PPGHIS.

A especialista em História Ambiental e Urbana mostrou que as discussões internacionais sobre os impactos da ação humana no meio ambiente têm uma história. Nesse sentido, as mobilizações ambientais que vêm tendo lugar no mundo todo desde meados do século XX precisam ser pensadas também à luz das disputas políticas, dos paradigmas científicos, dos interesses econômicos e da maneira como a percepção da relação entre sociedade e natureza vem mudando ao longo do tempo.

Lise mostrou que as primeiras discussões internacionais sobre essa relação remontam à grande preocupação com os recursos naturais que emergiu após a II Guerra Mundial. Se inicialmente o debate se restringia sobretudo à comunidade científica, diversos acontecimentos – como acidentes industriais, a descoberta dos efeitos nocivos de produtos como pesticidas e a possibilidade de eclosão de uma guerra nuclear – contribuíram para que a sociedade como um todo atentasse para o impacto das ações humanas no meio ambiente, buscando formas de conciliar a necessidade de desenvolvimento socioeconômico com a preservação ecológica.

Especificamente no que diz respeito às mudanças climáticas, a especialista apresentou um panorama dos conceitos e disputas que vêm pavimentando o debate sobre o problema, desde as primeiras conferências internacionais em que a preocupação emergiu até o Acordo de Paris, em vigor desde 2015. Lise mostrou, por fim, que os entraves para uma ação efetiva de enfrentamento das mudanças climáticas não se devem apenas à dificuldade de modificar as bases industriais e econômicas que sustentam o modo de vida industrial, mas também à de compreender a complexidade envolvida na própria prática científica – principalmente quando tal prática se faz com base em projeções, incertezas e probabilidades, como é o caso das ciências do clima.

O material de apoio dessa aula, assim como os relatórios e artigos científicos recomendados por Lise, estão disponíveis em: https://bit.ly/2H9J8Di

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ