mod3aula2 4

Foto: Eneraldo Carneiro/FCC

 

 "Mudanças climáticas: onde estamos e onde queremos chegar" (Joana Portugal Pereira)

No dia 14 de outubro, Joana Portugal Pereira iniciou a segunda aula do módulo III do curso apresentando os dados científicos que evidenciam as mudanças antropogênicas no clima. Ela mostrou também os países e setores da economia mais poluentes, lembrando que o aquecimento global não se trata de um problema futuro: já estamos sentindo os perigosos efeitos de um planeta mais quente, como a maior incidência de eventos extremos, perda de vegetação, insegurança alimentar e doenças, entre outras consequências.

Na sequência, a professora explicou que, para evitar o agravamento dessa situação, é preciso manter o aquecimento global dentro do limite de 1,5ºC estabelecido no Acordo de Paris, o que demanda esforços de redução de emissões muito mais ousados que os estabelecidos voluntariamente pelos países signatários. Isso porque, se mantivermos a trajetória de emissões atuais, o planeta provavelmente aquecerá mais de 3ºC até 2100, situação em que estaremos sujeitos a problemas socioambientais dramáticos (sobretudo as populações mais pobres e vulneráveis).

Joana, por fim, apresentou as propostas atuais para estabilizar a temperatura global, com base nos cenários projetados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), explicando também as estratégias mais discutidas para alcançar tal objetivo. Entre elas, se destacam a expansão das energias renováveis e as tecnologias de produção de bioenergia com armazenamento e captura de carbono (mais conhecidas por sua sigla em inglês, BECCS). Além disso, outras medidas eficazes na redução das emissões de CO2 já podem ser implementadas imediatamente, como escolhas mais conscientes em termos de mobilidade e alimentação – por exemplo, não usar o carro uma vez na semana e reduzir o consumo de carne e derivados do leite.

O material de apoio dessa aula, assim como a bibliografia recomendada pela professora, estão disponíveis em: https://bit.ly/2H9J8Di.

 
UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ