2018.00.27 A republica 37 

 

No dia 27 de agosto, o CBAE recebeu a sessão “A República: Reforma Pereira Passos e Revolta da Vacina” do curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas”. A atividade contou com a presença dos pesquisadores Américo Freire, André Nunes de Azevedo e Jaime Benchimol.

Américo Freire é historiador e atua no CPDOC desde 1995. É subcoordenador de Ensino de Pós-Graduação e Coordena o Laboratório de Estudos Políticos. Recentemente, suas pesquisas têm sido focadas na História Política do Rio de Janeiro e do Brasil, sendo autor de "Sinais trocados: o Rio de Janeiro e a República brasileira" (2012) e "Uma capital para a República" (2000).

André Azevedo também é historiador e é doutor em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Professor de História da UERJ, é pesquisador do LABIMI (Laboratório de estudos da imigração) e há 22 anos se dedica à História das cidades (em especial, a História do Rio de Janeiro). Autor de "A Grande Reforma Urbana: Pereira Passos, Rodrigues Alves e as ideias de civilização e progresso" (2016) e "Da cidade de Pereira Passos à cidade olímpica" (2013), vai levar ao debate a questão das reformas urbanas.

Já Benchimol é pesquisador e professor da Casa de Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, com mestrado em Planejamento Urbano pela COPPE/UFRJ e doutorado em História pela UFF. Tem dois livros publicados pela Editora Fiocruz sobre a temática da Febre Amarela vista de uma perspectiva histórica, abordando a revolta da vacina (Febre amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada e Dos micróbios aos mosquitos: febre amarela e a revolução pasteuriana no Brasil), entre outros.

Como debatedor, foi convidado o pesquisador Henrique Cukierman, da COPPE/UFRJ. Cukierman é professor de Engenharia da Computação e membro fundador da Associação Brasileira de Estudos Sociais de Ciências e Tecnologias (ESOCITE.Br), que busca ter um olhar "sociotécnico" para as ciências e as tecnologias. 

O curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” é coordenado por Carlos Vainer e José Sérgio Leite Lopes e é aberto a quem quiser participar. Abertas ao público, as aulas acontecem às segundas-feiras na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, entre 18h e 20h30.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ