2018.09.02 O Rio na Era Vargas 16

No dia 03 de setembro, o Rio na Era Vargas foi o tema da sessão do Curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas”. A atividade contou com a presença de Dulce Pandolfi e Samuel Rodrigues de Oliveira.

Dulce Pandolfi é historiadora, doutora pela UFF, e pesquisadora de diversos projetos no CBAE. Foi professora e pesquisadora do CPDOC, da FGV, por quase 40 anos e diretora de pesquisa do IBASE, entre 2004 e 2011. Entre seus livros publicados está “Repensando o Estado Novo”, da Editora FGV, em 1999.

Samuel Rodrigues de Oliveira também é historiador e doutor em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Atualmente desenvolve o projeto "Comissão Nacional de Bem Estar Social: as metamorfoses da questão social no Segundo Governo Vargas (1951-1955)", em seu pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense e na coordenação de pesquisa do CEFET, no qual é professor no Ensino Médio-Técnico e no Programa de Pós-Graduação de Relações Étnico-Raciais (PPRER/CEFET-RJ).

A sessão aconteceu um dia após o trágico incêndio que tomou o Museu Nacional. José Sergio Leite Lopes, que é diretor do CBAE e professor de Antropologia Social do Museu Nacional, fez questão de marcar a importância da instituição para o Brasil e alavancar um debate sobre o tema.

  

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ