2018.10.08 Rio de Janeiro cidade das musicas2

 

No dia 8 de outubro, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos recebeu a musicista Márcia Taborda, o antropólogo Wagner Chaves e o compositor Cláudio Russo para a atividade “Rio de Janeiro, cidade das músicas”. A sessão fez parte do curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas”.

Professora da Escola de Música da UFRJ, Marcia Taborda é mestre em Instrumentos Musicais e doutora em História Social pela UFRJ. Única brasileira premiada pelo The J. F. Kennedy Center (EUA) devido a sua carreira artística, Taborda enfoca seus estudos na relação do violão com a sociedade brasileira. Entre suas principais publicações está o livro “Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830-1930”.

Wagner Chaves é professor do IFCS/UFRJ e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional. Enfoca seus estudos nas áreas de religiosidade popular, etnomusicologia, cultura popular e patrimônio imaterial e possui uma relação forte com o folclore brasileiro, tendo sido diretor do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore entre 2010 e 2014.

Já Cláudio Russo é um dos principais compositores do Carnaval carioca da atualidade, com mais de 30 sambas-enredos assinados nos últimos anos. Com formação em História pela UERJ e pós-graduação em História da África, Russo é especialista em enredos históricos e compôs, junto com Moacyr Luz, o aclamado samba-enredo da Paraíso do Tuiuti desse ano, que levou a escola ao vice-campeonato com o enredo "Meu Deus, Meu  Deus está extinta a escravidão?".

Realizada durante todo o segundo semestre de 2018, a disciplina “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” é coordenada por José Sérgio Leite Lopes e Carlos Vainer e oferecida a todos os cursos de pós-graduação da UFRJ. As sessões são abertas ao público e acontecem às segundas-feiras na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ