2018.11.12 Violencia e Seguranca Publica 11 Copia

Foto: Bira Soares/FCC

 

Um dos debates mais quentes na última eleição, a questão da violência e da segurança pública foi tema da sessão do curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” realizada no dia 12 de novembro. Estiveram presentes na atividade as cientistas sociais Lia de Mattos Rocha e Silvia Ramos.

Lia de Mattos Rocha é doutora em Sociologia pelo IUPERJ e professora de Sociologia da UERJ. Se dedica à área de sociologia urbana, integrando o Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade (CEVIS) e o CIDADES - Núcleo de Pesquisa Urbana, ambos da UERJ. Em 2013 publicou o livro "Uma favela 'diferente das outras’?" e foi uma das organizadoras do livro "Militarização no Rio de Janeiro: da pacificação à intervenção", lançado em 2018.

Silvia Ramos é coordenadora do Observatório da Intervenção Federal, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Cândido Mendes, onde também é professora. Doutora em Violência e Saúde pela FIOCRUZ, possui entre suas publicações “Elemento suspeito: abordagem policial e discriminação na cidade do Rio de Janeiro”, com Leonarda Musumeci (2005) e “Mídia e violência”, com Anabela Paiva (2007).

Realizado durante todo o segundo semestre de 2018, o curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” é coordenado por José Sérgio Leite Lopes e Carlos Vainer e oferecido a todos os cursos de pós-graduação da UFRJ. As sessões são abertas a todo o público e acontecem às segundas-feiras na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ