2018.11.26 Rio de Janeiro e as elecoes de 2018 7

Foto: Ligia Monteiro/CBAE

 

A última sessão do curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” do Colégio Brasileiro de Altos Estudos debateu as consequências para o estado após os resultados das eleições de 2018. Com a presença das cientistas sociais Christina Vital e Angelina Peralva e do cientista político Jairo Nicolau, a atividade aconteceu no dia 26 de novembro.

Angelina Peralva é doutora em sociologia do desenvolvimento pela Universidade de Paris I e professora emérita da Universidade Toulouse Jean Jaurès. Possui como linha de pesquisa as relações entre violência e democracia, com pesquisas sobre racismo, juventude, bairros populares e periferias urbanas. Em 2001 publicou o livro “Violência e democracia - o paradoxo brasileiro”.

Christina Vital é doutora em Ciências Sociais pela UERJ e professora do Programa de pós-graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. Estuda a atuação política dos neopentecostais e a relação do projeto político da IURD com os direitos das minorias. Entre suas principais publicações estão “Religião e Política: medos sociais, extremismo religioso e as eleições 2014” (2017), “Religião e Conflito” (2016) e “Religião e Política: Uma análise da participação de parlamentares evangélicos sobre o direito de mulheres e de LGBTs no Brasil” (2012).

Professor de Ciência Política da UFRJ, Jairo Nicolau é doutor em Ciência Política e Sociologia pelo IUPERJ. Reconhecido pesquisador na área de estudos eleitorais e partidos políticos, publicou, entre outros livros, “Eleições no Brasil: do Império aos dias atuais” (2012), “Sistemas Eleitorais” (2012) e “História do Voto no Brasil” (2002).

Realizado durante todo o segundo semestre de 2018, o curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” foi coordenado por José Sérgio Leite Lopes e Carlos Vainer e oferecido a todos os cursos de pós-graduação da UFRJ. Nos debates, foram convidados professores de diversas áreas do conhecimento e ativistas com o objetivo de fazer uma ampla análise do Rio de Janeiro.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ