2014.04.01 Afranio Garcia Junior 12

No dia 1º de Abril de 2014, aconteceu o lançamento do livro “Estratégias educativas das elites brasileiras na era da globalização”, de  Letícia Canedo, Kimi Tomizaki e Afrânio Garcia Jr. Além disso, foi realizada uma mesa redonda com Canedo e Garcia Jr.

Doutora em Ciências Humanas pela USP, Letícia Canedo é professora titular da Faculdade de Educação. Seus estudos abrangem áreas como transmissão do poder político, instituição escolar, educação das elites e circulação do conhecimento. Afrânio Garcia Jr, antropólogo, doutor pelo Museu Nacional-UFRJ, é professor da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (EHESS). Foi diretor do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo e atualmente coordena o Grupo de Reflexão sobre o Brasil Contemporâneo, ambos na mesma EHESS. É pesquisador associado ao CBAE.

A publicação foi produzida com base na pesquisa “Circulação Internacional e Formação dos Quadros Dirigentes Brasileiros”, coordenada por Canedo, e traz à tona as mudanças que o fenômeno da globalização trouxe ao ensino. Questiona paradigmas como o de que o auge da educação nacional está na formação exterior.

 

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ