Desirable Tomorrows panel 3 1 1

 

DIA  11/05, ÀS 09:30H

 

Quais os caminhos para as sociedades sustentáveis? Quais são as questões éticas que precisarão ser abordadas em relação à agenda socioambiental? Quais os obstáculos para as agendas climáticas e da biodiversidade? Como poderão ser superados e integrados? Quais os novos padrões de governança global dessa agenda? Que estratégias globais precisam ser adotadas para o Acordo Verde (green deal)? Quais os caminhos de uma economia de baixo carbono? Até que ponto a afirmação da agenda socioambiental representa uma salvaguarda e/ou garantia para os "Amanhãs Desejáveis"? 

 

Essas e outras perguntas serão abordadas no debate que propõe o terceiro painel do ciclo de palestras AMANHÃS DESEJÁVEIS. O evento é parte da comemoração do centenário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fruto dos esforços acadêmicos de diversas áreas em dar uma resposta aos problemas contemporâneos e antecipar visões de futuro.

 

Dirable Tomorrows Facebook5

 

DIA  11/05, ÀS 14:00H

 

A biodiversidade e os ecossistemas são considerados parte da solução para os desafios planetários: mudanças climáticas, desertificação, risco de desastres, pobreza e surtos de doenças. O Brasil é uma potência biocultural, abriga a maior biodiversidade do mundo e uma notável diversidade cultural. O Brasil detinha um histórico respeitável na diplomacia global (Rio92, Rio+20), Nagoya (2010), e Acordo de Paris (2015). O enfraquecimento do apoio às às instituições ambientais desafia a liderança diplomática do Brasil e sua diversidade biocultural. Quão sustentável é a sustentabilidade? Como é possível combinar diferentes visões de mundo? Neste painel, procuraremos compreender como os pesquisadores da UFRJ e suas parcerias internacionais estão respondendo a estes desafios.

 

Para participar, inscreva-se em desirabletomorrows.org e assista à live pelo Zoom ou pelo YouTube.

 

O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade acadêmica e contará com tradução simultânea.

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ