O Programa Futuros, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ foi criado em setembro de 2022, durante a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Ele surgiu como resposta às discussões da Conferência Internacional dos Amanhãs Desejáveis e das reflexões do Programa de Cátedras do CBAE. O Programa Futuros oferece o Programa de Formação e Transformação em Futuros, que integra disciplinas de pós-graduação para atender à demanda de formação de profissionais de nível superior, incluindo empresas públicas. Aberto à comunidade acadêmica da UFRJ e outras universidades, o programa também é destinado a estudantes de pós-graduação, recém-doutores, graduandos, profissionais e gestores públicos, bem como a profissionais de empresas públicas ou privadas que buscam atualização na reflexão sobre Futuros.
*Os cursos, disciplinas e debates oferecidos pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ são financiados com recursos públicos e sem custos aos mestrandos, doutorandos e ouvintes, inscreva-se com responsabilidade. Embora disponibilizemos transmissões online, recomendamos fortemente a participação presencial.
Ampliando o diálogo sobre o que é ser docente na escola em um cenário de revolução digital, a roda de conversa propõe o encontro entre professores da universidade e da escola, em busca de reflexões acerca das possibilidades e dos desafios que atravessam os modos de aprender, ensinar, ser e se relacionar com e no mundo.
Convidamos você a participar de mais um encontro da Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores, com o intuito de construir um espaço comprometido com os desafios do nosso tempo!
Convidados:
Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro –Professor da Faculdade de Educação da UFRJ
Amanda Santos – Líder Pedagógica do Programa Ginásio Educacional Tecnológico na Rede Municipal do Rio de Janeiro
Letícia Coelho – Coordenadora do Programa Ginásio Educacional Tecnológico na Rede Municipal do Rio de Janeiro
Maria Cristina Miranda da Silva – Professora do Colégio de Aplicação da UERJ
Mediação:
Aline Crispim – CAp-UFRJ
Presencial:
Espaço Castro, Lessa e Conceição do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.
O Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (IdEA) realiza, no dia 5 de dezembro, o I Seminário IdEA dos Grupos de Estudos, evento que marca o encerramento das atividades de 2025 reunindo docentes, pesquisadores, estudantes e convidados externos em torno de temas contemporâneos e interdisciplinares.
O encontro contará com apresentações de cinco grupos de estudos do IdEA, abordando questões que atravessam as fronteiras entre ciência, arte, cultura e sociedade.
Local:
Auditório do Instituto de Geociências da Unicamp | Rua Carlos Gomes, 250.
Cátedra Lena Vania Ribeiro Pinheiro e Fredric Michael Litto de Inclusão Digital no Contexto das Inteligências Artificiais: a Abordagem Metacognitiva
APRESENTA
O curso Tópicos Especiais em Inteligência Artificial – Cátedra IA e Metacognição aborda o papel das IAs na sociedade, destacando oportunidades e riscos. Com foco no pensamento crítico, oferece uma visão abrangente de seus fundamentos históricos, geopolíticos e técnicos – redes neurais, aprendizagem profunda e IA generativa – e de ferramentas que ampliam produtividade e aprendizado contínuo. Também discute tendências educacionais, especialmente o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, além de aplicações responsáveis, questões éticas e políticas públicas relacionadas à regulação, governança e impactos socioeconômicos da IA.
O curso oferece 20 vagas presenciais, prioritariamente destinadas a alunos de Programas de Pós-Graduação da UFRJ. 10 vagas presenciais adicionais serão reservadas a setores parceiros da Cátedra, como Prefeitura do Rio de Janeiro/Naves do Conhecimento, Museu do Amanhã, Assespro-RJ e RNP, entre outros, conforme demanda e decisão da coordenação. Vagas remanescentes poderão ser disponibilizadas a estudantes de Graduação da UFRJ ou ao público externo.
As aulas ocorrerão de 17 de outubro a 19 de dezembro de 2025, às sextas-feiras, das 15h às 18h, em formato presencial e online, totalizando 10 encontros consecutivos. Todos os participantes presenciais deverão apresentar um Trabalho de Conclusão ao final do curso.
***Confira o lançamento da Cátedra e a apresentação dos seus planos de atividades para 2025 e 2026, voltados à integração entre educação, IA e cidadania, ao final.
Coordenação:
Ronaldo Mota:
Titular da Cátedra em Inteligência Artificial e Metacognição e Pesquisador Visitante Emérito/FAPERJ do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ); Professor Titular aposentado de Física da Universidade Federal de Santa Maria; Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação e Membro do Comitê de Assuntos Estratégicos do BNDES. Possui Pós-Doutorado nas Universidades de Utah, nos Estados Unidos, e de British Columbia, no Canadá. Foi Chanceler e Reitor da Universidade Estácio de Sá, além de Pesquisador nível 1 do CNPq. Trabalhou como Professorial Visiting Fellow no Instituto de Educação da Universidade de Londres (Reino Unido), além de ter desempenhado cargos públicos como Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Secretário Nacional de Educação a Distância, Secretário Nacional de Educação Superior e foi Ministro Interino do Ministério da Educação. Foi condecorado pelo Presidente da República do Brasil com a Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe Grã-Cruz, como Comendador.
Gabriel Goldmeier:
Pesquisador Associado (Pós-doutor) da Cátedra em Inteligência Artificial e Metacognição do CBAE/UFRJ. Graduado em Filosofia e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Filosofia Política pela UFRGS; Doutor em Filosofia e Educação pelo Institute of Education, UCL, no Reino Unido. Atuou como Professor das Faculdades de Matemática e Filosofia da UFRGS, entre outras atividades docentes, e como Coordenador da Comissão Técnica de Humanidades no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) do MEC.
Estrutura curricular por tópicos:
17/10 – Tópico #1. Civilização Humana: Do Fogo ao Vórtex Digital
24/10– Tópico #2. Uma Breve História da IA: Da Lógica Simbólica ao Conexionismo e as Três Etapas da IA
31/10 – Tópico #3. Conceitos em Disputa e Debates Ético-Políticos Ligados às IAs
07/11 – Tópico #4. Impactos Socioeconômicos e Geopolíticos e o Debate Sobre a Regulação das IAs
14/11 – Tópico #5. Ciência de Dados e as IAs: de Kepler, o pioneiro da Ciência de Dados, a Hassabis, prêmio Nobel de Química de 2024
21/11 – Tópico #6. Conceitos Matemáticos e de Programação por Trás das Inteligências Artificias
28/11 – Tópico #7. Metacognição: a Habilidade Fundamental para Interagir com as IAs
05/12 – Tópico #8. – Educação na e para a Era das IAs
12/12 – Avaliação 1. Apresentação dos Trabalhos de Conclusão
19/12 – Avaliação 2. – Apresentação dos Trabalhos de Conclusão
**Dúvidas relacionadas a assuntos educacionais: solangejorge@forum.ufrj.br
Confira o lançamento da Cátedra Fredric Litto, que apresenta seus planos de atividades para 2025 e 2026, voltados à integração entre educação, IA e cidadania:
O Fórum Brasileiro de Estudos Avançados – FOBREAV, visa ser um espaço de ação e reflexão crítica criativa sobre os desafios estratégicos na implementação de estudos e pesquisas prospectivas de caráter interdisciplinar.
A proposta é conceber e desenvolver iniciativas e programas visando a integração entre universidades, governo, empresas e organizações sociais, por meio da construção de redes de produção de conhecimento baseadas na inter e transdisciplinaridade e na responsabilidade pública do conhecimento.
O FOBREAV busca contribuir para a mundialização da Universidade brasileira e a ampliação e fortalecimento da rede de Institutos Avançados e considera a transversalidade como fundamental para a produção da ciência, da cultura e das tecnologias, a fim de incrementar o desenvolvimento científico, socioeconômico e cultural do país. Bem como participa ativamente da reflexão acerca das políticas públicas estratégicas para o futuro da Universidade e Sociedade.
O curso Economia Política de Dados e Soberania Digital discute o papel estratégico dos dados digitais na economia e na geopolítica contemporânea. Em 13 aulas-palestra *híbridas, de 11 de setembro a 11 de dezembro de 2025, às quintas-feiras, especialistas analisam fundamentos conceituais, dilemas regulatórios enfrentados por diferentes países e possíveis caminhos para o Brasil. A iniciativa é organizada pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, por meio da Cátedra Álvaro Vieira Pinto, com apoio da RedeSist, ComMarx, PPGCOM/ECO-UFRJ e PPGCI/IBICT.
*Formato híbrido, com ênfase na riqueza da participação presencial e a alternativa online igualmente garantida. Pós-graduandos e ouvintes são bem-vindos, podendo acompanhar integralmente ou em aulas-palestras específicas. Para certificação, é necessária inscrição e presença mínima de 75%, via Zoom; sem inscrição, o acompanhamento pode ser feito pelo YouTube.
Sobre o curso
A centralidade dos dados digitais na economia contemporânea transformou as grandes plataformas em atores de peso geopolítico, capazes de influenciar políticas nacionais e internacionais. Essa nova forma de poder, baseada na coleta e uso massivo de informações, coloca em questão a soberania de países como o Brasil, que enfrentam desafios para regular corporações globais e lidar com problemas associados, como desinformação, discursos de ódio e vigilância.
O curso propõe uma reflexão crítica sobre esse cenário. Em 13 aulas-palestras, serão discutidos os fundamentos conceituais da economia política de dados, os dilemas regulatórios e políticos enfrentados em diferentes regiões do mundo e, por fim, os caminhos possíveis para o Brasil. A programação reúne pesquisadores que, nos últimos anos, se dedicaram ao tema e cujos estudos resultaram em notas técnicas e no livro Economia Política de Dados e Soberania Digital: Conceitos, Desafios e Experiências no mundo, publicado pela editora Contracorrente em parceria com a RedeSist e o Centro Internacional Celso Furtado.
Ao abrir esse debate ao público, o curso reafirma a importância de pensar o desenvolvimento científico e tecnológico a partir de perspectivas críticas e brasileiras, inspiradas na tradição de Álvaro Vieira Pinto.
Participe do lançamento do livro “Ethics and the Digital Transformation of Human Work: The Society, Entrepreneurship, Research-Time Model SERT”, com a presença do autor, Peter G. Kirchschlaeger, professor ttitular de Ética e diretor do Instituto de Ética Social (ISE) da Universidade de Lucerne e professor visitante da ETH Zurich. O livro analisa como a transformação digital e o uso da “IA” podem levar a uma redução significativa de empregos e propõe uma resposta sistêmica, sugerindo um desacoplamento condicional entre renda e trabalho para garantir uma vida com dignidade a todos. O evento contará com a apresentação da obra e um debate com especialistas sobre os desafios éticos da IA e sua proposta central: o inovador Modelo SERT (Society-, Entrepreneurship-, Research-Time Model).
Professor titular de Ética e diretor do Instituto de Ética Social (ISE) da Universidade de Lucerne e professor visitante na ETH Zurich. Atuou como pesquisador visitante em instituições como Yale University e University of Chicago e foi membro do Conselho do Centro Suíço de Direitos Humanos. É consultor em ética para organismos nacionais e internacionais e preside o Comitê Federal Suíço de Ética em Biotecnologia. Suas análises e entrevistas foram veiculadas por meios como BBC, The New York Times, El País e Folha de S. Paulo.
Debatedores:
Mariza Ferro
Professora do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Inteligência Artificial (IA). Coordenadora e idealizadora do Núcleo de Referência em IA Ética e Confiável e pesquisadora apoiada pelo Instituto Serrapilheira e Faperj. Doutora em Modelagem Computacional (LNCC), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional (USP) com ênfase em aprendizado de máquina. Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina UFF. Coordenadora de políticas institucionais para uso ético e responsável da IA no Grupo de Trabalho em IA da UFF. Pesquisadora visitante do Inria Centre University of Bordeaux em 2023-2024 e DFKI (German Research Center for Artificial Intelligence) em 2025. Seus principais interesses de pesquisa são IA Ética, Educação e letramento para IA Ética e IA para o bem estar social. IA Verde e IA e Sustentabilidade
Ronaldo Mota
Titular da Cátedra em Inteligência Artificial e Pesquisador Visitante Emérito/FAPERJ na Universidade Federal do Rio de Janeiro, junto ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Membro da Comissão de Assuntos Estratégicos do BNDES e Pós-Doutorados nas Universidades de Utah e de British Columbia.
Yuri Lima
Engenheiro de Produção, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação e pesquisador pós-doc no Instituto de Economia da UFRJ. É co-fundador do Laboratório do Futuro da COPPE/UFRJ e do Instituto de Futuros da UFRJ, onde coordena pesquisas e leciona disciplinas sobre o Futuro do Trabalho. No Departamento Nacional do Senac, atua como Responsável Técnico pela área de Prospectiva do Trabalho.
Mediação:
Karla Albuquerque
Jornalista, atualmente editora especialista em Política do jornal das 18h da GloboNews e cofundadora da @jornada.polis. No mercado há 20 anos, já foi produtora, repórter e editora de texto de TV, com passagens por programas como Encontro com Fátima Bernardes e com experiência em cobertura de eleições presidenciais de 2014, 2018 e 2022. Possui uma coluna quinzenal com reportagens especiais sobre Inteligência Artificial no jornal das 18h da GloboNews.
Programação:
14h-14h10 – Boas-vindas e apresentação do evento
14h10-15h40 – Mesa de abertura
15h40-16h – Coffee Break
16h-17h – Apresentação do livro
17h-17h50 – Mesa redonda sobre o livro
17h50-18h – Agradecimentos e encerramento
Presencial:
Espaço Castro, Lessa e Conceição do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro
O evento “No fim do mundo, que futuros?” coloca em discussão a tese amplamente difundida de que crianças e adolescentes são o futuro das sociedades. Em tempos de crises diversas, humanitária, climática, ambiental, qual será o futuro que se prepara para as novas gerações? E como as novas gerações encaram o presente e o que está por vir?
Esses e outros desafios serão debatidos no evento, quando se lançarão também duas publicações do NIAJ / Cátedra Marielle Franco Infância, Adolescência e Juventude: “O Futuro se Faz Hoje: Infância, Adolescência e Juventude” e “Crianças, Adolescentes e Jovens: viver no fim do mundo”.
Programação:
14h – Abertura
14h30 às 16h – Mesa Redonda:
Lançamento dos livros: “O Futuro se Faz Hoje: Infância, Adolescência e Juventude” (ed. UFRJ) e “Crianças, Adolescentes e Jovens: viver no fim do mundo” (ed. Zagodoni)
Profa. Lucia Rabello de Castro (IP/UFRJ)
Profa. Giselle Arteiro Azevedo (FAU/UFRJ)
Profa. Joana Garcia (ESS/UFRJ)
Coordenação: Profa. Cristiana Carneiro (FE/UFRJ)
16h30 às 18h – Conferência:
Mapas para um futuro incerto: horizontes psíquicos e sociais em tempos de colapso e invenção
Prof. Benilton Bezerra Junior (IMS/UERJ)
Coordenação: Giseli Barreto da Cruz (CFP/UFRJ)
18h – Coquetel:
Sessão de autógrafos
Presencial:
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.
Exibição especial do documentário e conversa com a Dr. Joy Buolamwini sobre justiça algorítmica e os impactos sociais da inteligência artificial.
A sessão especial do documentário Coded Bias chega ao Rio de Janeiro. O encontro discute as implicações sociais da inteligência artificial, com foco na ética, na justiça algorítmica e nas tensões contemporâneas entre tecnologia, sociedade e direitos.
A exibição será seguida de uma conversa aberta com a Dr. Joy Buolamwini, pesquisadora do MIT Media Lab, protagonista do filme e fundadora da Algorithmic Justice League. Uma das vozes mais influentes do mundo na luta contra vieses algorítmicos, Joy compartilha perspectivas sobre equidade, responsabilidade e futuro da IA.
A programação inclui acolhida inicial, exibição do documentário e uma conversa aprofundada com Joy e convidadas locais. É uma oportunidade rara de diálogo direto com uma referência global, conectando pesquisa, políticas públicas e educação para o pensamento crítico sobre tecnologias emergentes.
Este encontro foi pensado para quem se interessa por IA, educação, ciência de dados, direitos humanos, inovação social e pelas encruzilhadas éticas que moldam o nosso futuro tecnológico.
Sinopse:
A sociedade contemporânea se encontra no cruzamento de duas questões centrais: o que significa viver em um mundo em que a inteligência artificial passa a governar, cada vez mais, nossas liberdades? E quais são as consequências para aqueles contra os quais esses sistemas carregam vieses? Quando a pesquisadora Joy Buolamwini, do MIT Media Lab, descobre que muitas tecnologias de reconhecimento facial falham em identificar rostos de pessoas de pele mais escura ou classificar corretamente rostos de mulheres, ela inicia uma investigação sobre o viés disseminado em algoritmos. A conclusão é clara: a inteligência artificial não é neutra, e são as mulheres que estão liderando a luta para garantir a proteção de nossos direitos civis. Saiba mais: Coded Bias
Abertura:
Tatiana Roque (Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro)
Debatedora:
Dr. Joy Buolamwini (Pesquisadora do MIT Media Lab, protagonista do filme e fundadora da Algorithmic Justice League)
Mediação:
Nina da Hora (Cientista da computação e referência brasileira em tecnologias inclusivas)
Presencial:
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.
CHAMADA PÚBLICA – PROGRAMA DE CÁTEDRAS DO CBAE – EDITAL Nº 1/2025
Prorrogação do prazo de submissão de propostas
A Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ), no uso de suas atribuições regimentais, informa a prorrogação do prazo de envio das propostas referentes ao Edital nº 1/2025 – Chamada Pública para Seleção de Candidatos ao Programa de Cátedras para o ano de 2026.
O edital estabelece as normas para a seleção de até oito Cátedras, destinadas a professores titulares há mais de cinco anos, ou equivalentes, com reconhecida liderança em seu campo de atuação, conforme requisitos descritos no documento oficial. As propostas devem apresentar projeto de atividades de ensino, pesquisa, ciclos temáticos ou inovações acadêmicas, além da indicação de patrono(a) e demais itens previstos no edital.
O Programa de Cátedras visa fomentar atividades acadêmicas de excelência, articulando disciplinas transversais, redes de especialistas, oficinas temáticas e ciclos de conferências, abrangendo áreas como sustentabilidade, inteligência artificial, culturas e artes, desigualdades, futuros desejáveis, saúde, juventude, combate à fome, entre outras temáticas contempladas no Regulamento (Anexo I).
Cronograma atualizado:
A Diretora do Colégio Brsileiro de Altos Estudos, no uso das suas atribuições, decidiu postergar a entrega das propostas das Cátedras definidas no Edital 1 de 2025.
Data limite para envio das propostas: 5 de janeiro de 2026
Resultado da seleção: 10 de março de 2026
Início das Cátedras: a partir de 15 de março de 2026
Edital completo:
A íntegra do edital, contendo requisitos, orientações para submissão e áreas temáticas, está disponível para consulta no anexo desta publicação. Download do Edital competo.
Romancistas Brasileiras Negras no Século XXI: Construções Ana Maria Gonçalves/ Ana Paula Maia/ Conceição Evaristo/ Eliana Alves Cruz
Contanto o romance brasileiro de autoria feminina negra remonte ao século XIX, com Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, não há dúvida de que é no alvorecer do novo milênio a Literatura do nosso país vê a multiplicação de escritoras negras, com suas particularidades, perspectivas, subjetividades e singularidades. Esse fenômeno, fruto de múltiplas condições intra e extraliterárias, será objeto da mesa-redonda “Romancistas Brasileiras Negra no Século XXI: Construções”, que abordará as obras das escritoras Ana Maria Gonçalves, Ana Paula Maia, Conceição Evaristo e Eliana Alves Cruz, a partir da análise dos romances de estreia de cada uma delas.
Debatedores:
Jorge Marques:
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Letras (Letras Vernáculas – Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pelo mesmo programa de pós-graduação. É professor titular do Colégio Pedro II, onde atualmente exerce a função de Assessor de Ações Afirmativas e Direitos Humanos. Sua área de estudo é Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. É autor de obras de crítica literária e literatura juvenil. Atua principalmente nos seguintes temas: letramento literário, ensino de Literatura, estudos de gênero.
Luciano Nascimento:
Natural de São Gonçalo/ RJ, Luciano Nascimento é pai, filho, marido, tio, mangueirense… e Professor Titular do Colégio Pedro II. É licenciado em Letras (Unipli), especialista em Leitura e Produção de Textos (UFF) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Unicarioca), mestre em Língua Portuguesa (UFRJ) e doutor em Literaturas (UFSC). Além de publicações individuais (Edições Cândido, Autografia e Imperial) articipa de antologias de textos ficionais (Ed. Mórula, Ed. Malê, Selo Off-Flip, Oficina Raquel e Conexão7) e de publicações científicas. Sua publicação mais recente é “A re-partilha do comum – reflexões e práticas para uma sala de aula empática” (Ed. Mauad, 2025), ensaio teórico-metodológico que resulta de pesquisa realizada no estágio pós-doutoral na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.
Jucilene Nogueira:
Doutora em Ciência da Literatura na UFRJ, tornou-se mestra pelo mesmo programa e instituição em 2011. Atualmente, é professora EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. É pesquisadora da poesia contemporânea brasileira, ensino de literatura e das questões de gênero, raciais e de sexualidade. É membra do Laboratório de Teorias e Práticas Feministas da UFRJ e do NIELM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura).
Flavia Amparo:
Professora Associada de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense e Professora Titular de Português e Literaturas do Colégio Pedro II. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF e no Mestrado em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Letras pelo mesmo programa de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, e na área de Ensino, principalmente nos seguintes temas: Formação do leitor na Educação Básica, Interdisciplinaridade e Ensino, Literatura e outras artes.
Coordenação:
Godofredo de Oliveira Neto – Titular da Cátedra Machado de Assis
Titular da Cátedra Machado de Assis do CBAE-UFRJ – é escritor, professor universitário e membro titular da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira 35 desde setembro de 2022, sucedido por Ana Maria Machado. Professor Titular de Literatura Brasileira na UFRJ, possui graduação e mestrado em Letras pela Université de Paris III – Sorbonne-Nouvelle e doutorado pela UFRJ, com pós-doutorado na Georgetown University (EUA). Autor de 21 livros entre romances e contos – alguns traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, vietnamita e búlgaro – foi premiado com o Jabuti em 2006 e tem obras adotadas em diversas universidades brasileiras. Atua como pesquisador com foco no Modernismo e na literatura contemporânea, tendo orientado dezenas de dissertações e teses, participado de centenas de bancas e congressos e ocupado cargos de gestão acadêmica, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ e Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior no MEC. Integra ainda o PACC-UFRJ, a Cátedra Machado de Assis, o comitê da Collection Archives/UNESCO e diversos conselhos e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.