Projeto MEMOCAp: Uma história social do Colégio de Aplicação da UFRJ

Apresentação:

No âmbito do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, o projeto MEMOCAp: uma história social do Colégio de Aplicação da UFRJ foi formado a partir de um encontro online com a participação de egressos do CAp-UFRJ para comemorar o aniversário de 72 anos da escola, no dia 19 de maio de 2020.

O MemoCAp tem como objetivo geral analisar a trajetória do CAp-UFRJ desde as suas origens, destacando o perfil social de seus alunos e docentes, as experiências pedagógicas, as condições materiais e os efeitos sociais, intelectuais e políticos sobre aqueles que passaram pelo colégio. 

O projeto desenvolve um banco de dados sobre alunos e docentes do CAp-UFRJ a fim de produzir obras, artigos científicos e monografias detalhadas sobre seu percurso e análises comparativas com outros colégios secundários no Rio de Janeiro e outros pontos do Brasil e, possivelmente, com centros de excelência internacionais. Busca-se, ainda, a formação prática de novos pesquisadores egressos de diferentes áreas da pós-graduação e, eventualmente, da graduação ou do segundo grau do CAp. São promovidos seminários e debates presenciais e virtuais visando à consolidação de uma plataforma de diálogo e divulgação envolvendo a comunidade CApiana e universitária.

Eventos:

Apoio: 

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, CBAE-UFRJ

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, INCT-PPED

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) – Projeto aprovado pelo Edital FAPERJ nº 27/2021 e pelo Edital FAPERJ nº 05/2023

Integrantes:

Ana Célia Castro (CBAE-UFRJ, Coordenadora)

Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Vice-Coordenadora do INCT/PPED. Presidente do FOBREAV (Fórum Brasileiro de Estudos Avançados). Coordenadora do Secretariado do Conselho Consultivo Nacional do Grupo de Engajamento T20 (Think tanks) do G20. Scientific Advisory Board of IN+, Universidade Técnica de Lisboa. Membro do IBRACH (Instituto de Estudos Brasil – China). Senior Fellow do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais). Membro do Conselho Diretivo do Internacional Research and Training Center for Science and Technology Strategy 2 (CISTRAT). Coordenadora do NUPPAA (Núcleo de Políticas Públicas, Análise e Avaliação, programa que agrega o INCT/PPED, INCT-IDPN, INCT Proprietas). Membro do Conselho de Diretores do Fórum de Ciência e Cultura UFRJ. Membro do Conselho Consultivo do ALUMNI. Áreas de atuação: Economia, com ênfase em Economia Institucional, atuando principalmente nos campos temáticos: políticas de inovação; governança do conhecimento; capacitações; tendências tecnológicas; estudos sobre futuros; competitividade; sistema agroindustrial. Professora Voluntária do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFRJ). Formação acadêmica: Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidad de Chile (1972), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1976), doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e pós-doutorado (Universidade da Califórnia, Berkeley, 1999/2000).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4821494129200374

Afrânio Raul Garcia (EHESS-Fr, CBAE/UFRJ, Vice-Coordenador)

Possui graduação com Diploma de Estudos Economicos Gerais (DEUG) na Faculdade de Direito e Ciências Econômicas da Université de Paris X, Nanterre (1966-68; mention bien), e fim da graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). No PPGAS/Museu Nacional foi professor entre 1978 e 1998. Foi pesquisador 1-A do CNPq. Fez pos-doutorado na EHESS sob a direção de Pierre Bourdieu (1983-1986). Foi Titular da Cátedra Simon Bolivar no IHEAL de Paris (1992-1994). Desde 1995 é maître de conférence – Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Entre 1996 e 2009 dirigiu, com Ignacy Sachs, o Centre de Recherches sur le Brésil contemporain da EHESS. Em 2009 passa a integrar o Centre Européen de Sociologie et de Sciences Politique. Em 2012 tornou-se pesquisador associado junto ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (CBAE/UFRJ) e a partir de 2016 desenvolve projeto de pesquisa em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) sobre história social das ciências e da formação científica no Brasil. Atualmente é pesquisador associado do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ, com bolsa de professor visitante nacional senior da CAPES desde 2017. Dedicou-se ao estudo do campesinato e das transformações de modos de dominação e, mais recentemente, à mobilidade internacional de universitários e à circulação internacional de ideias.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7494834418602532

José Sergio Leite Lopes (MEMOV/CBAE/UFRJ, Coordenador Adjunto)

Antropólogo, Professor Titular do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-diretor do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CBAE/UFRJ (2012-2019). Fez graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1988-1990). É professor do Museu Nacional-UFRJ desde 1978. Foi professor visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2003-2006). Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do trabalho e dos trabalhadores, meio ambiente e conflitos sociais, história social das ciências sociais relacionadas ao trabalho, antropologia do esporte e memória dos movimentos sociais. Além de coordenar o Programa de Memória dos Movimentos Sociais – Memov, sediado no CBAE/UFRJ, é também desde agosto de 2019 coordenador da Comissão Memória e Verdade da UFRJ. 

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Alessandra Carvalho (CAp-UFRJ, CBAE/UFRJ)

Possui mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é bolsista de produtividade acadêmica – PA1 – da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, professora do ensino básico no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFRJ (ProfHistoria). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa História e Ensino das Ditaduras (NUPHED) e do Núcleo de Pesquisas e Práticas em Ensino de História (NuPPEH).

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Alfredo Veiga de Carvalho (PUC-RJ, CBAE/UFRJ)

Mestre em Informática pela PUC – Rio (1973), engenheiro civil pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1969). Na PUC – Rio, foi professor assistente do Departamento de Informática, analista de sistemas da Consulpuc e Rio Datacentro participando do projeto do primeiro computador brasileiro – G10 e no desenvolvimento e utilização pioneira de sistemas de recuperação e disseminação seletiva de informações. Atuou no Governo Federal de 1977 a 1999. Inicialmente na Gerencia de Processamento de Dados do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) passando, quando da sua fundação em 1980, para o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) onde foi chefe das Divisões de Usuários e de Suporte de Sistemas do Departamento de Computação Eletrônica. Paralelamente às atividades de gestão, permaneceu ativo em ensino e pesquisa atuando no próprio LNCC em desenvolvimento de aplicações e na PUC – Rio desde 1972 até 2010, como professor autônomo da Coordenação Central de Extensão (CCE) nas áreas de Banco de Dados, Engenharia de Software e Linguagens de Programação. De 2011 a 2019 participou no desenvolvimento tecnológico de projetos de pesquisa do Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Departamento de Informática da PUC-Rio. A partir de maio de 2020 até abril de 2023 atuou na área de Informática no projeto “MEMOCAP – Uma História Social do Colégio de Aplicação da UFRJ (1948-2020)” do Colégio Brasileiro de Altos Estudos – CBAE/UFRJ.

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Barbara Calabria (CBAE-UFRJ)

Assessora da direção do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ desde 2020, atuando como assessora também no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, no Fórum Brasileiro de Estudos Avançados e no Conselho Consultivo Nacional do T20 Brasil. É doutora (2023) e mestra (2015) pelo Instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, onde integra o projeto Cidades Sustentáveis do Centro de Inovação e Sustentabilidade, tendo como interesses de pesquisa nas áreas de Administração Pública, Políticas Públicas e Estratégia suas interseções com Sustentabilidade, Educação e Cultura. Consultora de gestão e políticas públicas de projetos socioambientais e culturais. É bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2012) e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Foi assessora da direção do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (2019-2020) e professora substituta da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (2016 – 2017), além de professora colaboradora na mesma instituição (2018). 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6445821811352901

Daniel Puig (CFAC-UFSB)

Daniel Puig (1970) trabalha entre arte, educação, música e tecnologia, e é professor do Centro de Formação em Artes e Comunicação na Universidade Federal do Sul da Bahia (CFAC-UFSB). É Pesquisador Colaborador da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), no qual concluiu o pós-doutorado em Educação em 2021. É professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Na UFSB, é membro do Grupo de Pesquisa em Poéticas Tecnológicas, atuou na implantação da universidade, coordenou a implantação da interface pioneira universidade-escola e das licenciaturas interdisciplinares, e foi Pró-Reitor de Gestão Acadêmica. Daniel Puig é Doutor em Música pela UNIRIO, com estágio de 2 anos na Universität der Künste, UdK-Berlim, Alemanha (Bolsa do DAAD), e Mestre em Composição (Música e Tecnologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, onde também cursou a Licenciatura em Ed. Artística com Habilitação em Música. Entre outras escolas, foi professor do Colégio de Aplicação, CAp-UFRJ, por mais de 20 anos, atuando na educação musical e formação de professores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8494827756774730

Denise Cabral de Oliveira (Medicina Social UERJ, CBAE-UFRJ)

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971) e graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1976). Formação psicanalítica no Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (1981-1985). Psicóloga no serviço público de saúde mental (Secretaria de Estado de Saúde – RJ) entre 1987 e 2001. De 2001 a 2012, atuou como psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em Varas de Família. Atua em consultório particular de psicanálise desde 1977. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em PSICANÁLISE, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e clínica psicanalítica;transferência, resistência;perlaboração; desenvolvimento infantil; psicanálise em ambulatório público; psicologia jurídica; mediação psicológica. Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pelo IMS-UERJ, área de concentração Ciências Humanas e Saúde, pesquisas sobre laudos psicológicos no Judiciário e a categoria abuso sexual infantil e controvérsias sobre a categoria pedofilia em torno do DSM-5. Áreas de interesse acadêmico: sexualidade, pânico moral/sexual, políticas públicas, agendas e arenas políticas, discursos sobre a infância.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3181938924449016

Isabela Neves (CBAE/UFRJ)

Isabela de Carvalho Neves é mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e compõe o Núcleo de Estudos Trabalho e Sociedade. Possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde integrou o Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB) e o Laboratório de Estudos sobre Diferença, Desigualdades e Estratificação (LEDdE). Além disso, atuou como monitora de Ciência Política na mesma Instituição. Já trabalhou como Educadora Social e atualmente participa do Projeto MemoCAp: para uma história social do Colégio de Aplicação da UFRJ (1948 – 2020), no âmbito do Colégio Brasileiro de Altos Estudos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4252436183144511

Jair Koiller (GMCNetwork, CBAE/UFRJ)

Graduado e mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971). Doutorado em Matemática pela University of California em Berkeley (1975). Pós-doutorados em Berkeley (1981) e Yale (1985). Sua formação matemática principal é em Geometria Diferencial e Sistemas Dinâmicos. Tem experiência em trabalhos interdisciplinares, tendo co-autores nas áreas de Astronomia, Biologia, Física e Engenharia. Tem também interesse nas Ciências Sociais Aplicadas, especialmente em acompanhar aspectos relacionados com Educação/Cognição, e Otimização Dinâmica aplicada em Economia. Foi professor do Instituto de Matemática da UFRJ por 25 anos, a partir de 1975 e concomitantemente pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica, por dez anos. Foi professor da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas – RJ de 2001 a 2014. Foi bolsista sênior do INMETRO, na Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos. Foi professor visitante do Departamento de Matemática da UFJF, atuando no Profmat, em 2018 e 2019, permanecendo no quadro de orientadores como colaborador voluntário. Lecionou como professor visitante no Caltech e na Universidade de California em Santa Cruz. Foi membro do corpo editorial das revistas J. Nonlinear Science e da Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e atualmente é membro do corpo editorial das revistas J. Geometric Mechanics e Regular and Chaotic Dynamics. É membro da rede temática ibero-latinoamericana Geometria, Mecânica e Controle (GMCNetwork).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5716929151556664

Luiz Henrique de Carvalho (CBAE/UFRJ)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE/FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciatura e Bacharelado em História pelo Instituto de História (IH) da UFRJ. Atua como professor voluntário (desde 2011) atuando como coordenador de equipes e da administração geral. Atualmente é professor de História do Pré-Vestibular Social Leonhard Euler, desde 2022. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Formação de Professores (GEHPROF) da FE da UFRJ, coordenado pela Profª. Drª. Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2526732496670500

Monica Atalla Pietroluongo (ex-TAE CAp-UFRJ, CBAE/UFRJ)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), com especialização em psicopedagogia pelo CEPERJ (1989) e arteterapia pela AARJ (2007). Exerceu por 31 anos o cargo de pedagoga na UFRJ, na interseção entre educação escolar e cultura, maior parte desse tempo no Colégio de Aplicação da universidade. Atuou em projetos educativos em centros de arte, ciência e cultura, tendo coordenado as atividades de Circuito e Mediação das Exposições Interativas da Casa da Ciência da UFRJ de 2012 a 2016. Atualmente é administradora do grupo público em rede social que reúne várias gerações de estudantes, técnicos e docentes do CAp-UFRJ para compartilhamento de memórias e interesses comuns. Participa também do grupo da pesquisa MemoCAp: para uma história social do CAp-UFRJ (1948-2020), projeto cujo objetivo é analisar a trajetória do colégio, desde as suas origens, destacando as experiências pedagógicas e condições materiais e efeitos sociais e intelectuais pelos que lá passaram.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6694987693894312

Rosa Maria Araujo (Fator Cultural, CBAE/UFRJ)

Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1970), Mestrado em História pela Universidade de Paris X-Nanterre, França (1974) e Doutorado em História pela Johns Hopkins University (1991). Presidente do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro desde janeiro de 2021. Presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (FMIS/RJ) de 2007 a 1/2019. Diretora de Relações Internacionais da Universidade Candido Mendes (99-2006), Chefe do Setor de História (82-93) e Diretora Executiva (95-99) da Fundação Casa de Rui Barbosa do Ministério da Cultura. Diretora de Projetos do Instituto Municipal de Arte e Cultura (RIOARTE), Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1993-1995. Pesquisadora do CPDOC (75-79), do IUPERJ (79-82), Professora de História da PUC-RJ (76-82). Coordenadora Cultural da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 1989 a 1999. Consultora da Fundação Roberto Marinho, da TV Globo, da FINEP. Co-autora dos musicais Sassaricando, O Rio Inventou a Marchinha, É com esse que eu vou – o samba de Carnaval na rua e no salão. Tem experiência de pesquisa em História social, urbana e cultural da América Latina, especialmente nas áreas da música, literatura e cinema, tendo publicado quatro livros e inúmeros artigos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3875249167585037

Rosângela Silva Moreno (ex-Docente CAp-UFRJ, CBAE/UFRJ)

Rosangela da Silva Moreno concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2000. Trabalhou na Universidade Federal do Rio de Janeiro de 1993 a 2001 e na Universidade Estácio de Sá como docente em cursos de graduação presencial, à distância e na pós-graduação de 2007 a 2016. Enquanto orientadora educacional na UFRJ, chefiou o Serviço de Orientação Educacional do Colégio de Aplicação da UFRJ de 1999 até 2001. A partir de 2002, foi coordenadora executiva na Universidade do Estado do Rio De Janeiro do projeto Pró-Adolescente, uma parceria entre a Faculdade de Educação da Uerj e o Instituto de Psicologia Social. Trabalhou como coordenadora pedagógica na ONG Saúde Criança em 2006 e 2007. Publicou artigos em livros e vários trabalhos em anais de eventos. Recebeu duas homenagens. Atualmente participa do projeto de pesquisa MemoCAp sobre a construção da história social do Colégio de Aplicação da UFRJ. É parecerista ad doc da SBPC, avaliando trabalhos das reuniões anuais. Atua na área de educação com ênfase em políticas públicas, produção e avaliação de projetos de educação e metodologia da pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com 4 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3619839594385841

Maria Fátima Simões Novo (Docente Aposentada CAp-UFRJ, CBAE-UFRJ)

Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Experiência na área de Educação na rede pública no município do Rio de Janeiro e no Colégio de Aplicação da UFRJ, com ênfase em Arte Educação. Professora de Artes Cênicas do CAp da UFRJ desde 1984 até 2017. Participação em vários projetos de pesquisa e extensão na área de Teatro-Educação e da coordenação do Setor Curricular de Artes Cênicas junto ao Conselho Pedagógico do CAp da UFRJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4558519130999967