O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) foi instituído por iniciativa do reitor Aloísio Teixeira em 12 de agosto de 2004. Através da resolução 08/2004, aprovada por unanimidade no Conselho Universitário (CONSUNI), tornou-se órgão integrante do Fórum de Ciência e Cultura. Em 7 de setembro daquele ano, foi realizada uma sessão solene do CONSUNI no prédio do CBAE para a instalação oficial do novo instituto.

A partir dessa data começaram as discussões sobre o regimento e, em 8 de dezembro de 2005, o foi aprovado pelo Conselho. Concluída essa etapa, o primeiro diretor do CBAE tomou posse. O designado para essa missão foi Adilson de Oliveira, do Instituto de Economia. O professor fez parte da comissão de criação do Colégio junto dos professores Eduardo Portella, Moyses Nussenzveig, Heloisa Buarque de Hollanda, Beatriz Resende e Laura Tavares Ribeiro Soares.

O próximo passo foi uma reforma do prédio do Campus da Avenida Rui Barbosa, que anteriormente deu lugar à Casa do Estudante Universitário. Com a conclusão das obras, em 2009, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos passou a concentrar todas as atividades nesse novo endereço.

Luiz Bevilacqua, professor vinculado à COPPE, assumiu a diretoria em 31 de outubro de 2011. Bevilacqua desenvolveu no CBAE o Espaço Alexandria. O projeto que tinha como inspiração a cidade egípcia de Alexandria, buscava a criação de uma conexão entre os pesquisadores da UFRJ e o público, apresentando as novas descobertas científicas e a efervescência cultural, sem uma separação rígida das áreas do conhecimento.

Em 1º de agosto de 2012, José Sergio Leite Lopes, professor do PPGAS/MN, foi nomeado diretor. Desde então tem trabalhado pela institucionalização de programas no Colégio, esforço que foi iniciado com a criação do Programa Memória dos Movimentos Sociais (Memov) e com o Programa de Eventos.

 

Diretores:

Prof. Adilson de Oliveira

Professor do Instituto de Economia

Currículo Lattes

2009 - 2011

 

Prof. Luiz Bevilacqua

Professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE)

Currículo Lattes

2011 - 2012

 

Prof. José Sérgio Leite Lopes (Diretor) e Beatriz Maria Alasia de Heredia (Vice-Diretora)

Professor do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social - Museu Nacional e 

Professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS

Currículo Lattes Currículo Lattes

2012 - Atual

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ