Cartaz Ciclo versão FINAL

 

O ciclo "Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos", oferecido pelo CBAE no primeiro semestre de 2019, será coordenado pelo professor José Sérgio Leite Lopes, junto aos pesquisadores Felipe Magaldi, Lucas Pedretti, Luciana Lombardo e Virna Plastino, que compõem o Núcleo de Memória e Direitos Humanos do CBAE.

Entre os anos de 2012 e 2014, o país vivenciou um inédito cenário de debate sobre as violações de direitos humanos do regime autoritário, potencializado pelo trabalho da Comissão Nacional da Verdade e de mais de uma centena de comissões estaduais, municipais, em sindicatos e universidades. Nesse contexto, antigos debates, tais como a revisão da Lei de Anistia de 1979, a construção de espaços de memória, a localização dos corpos dos desaparecidos e o esclarecimento das circunstâncias que os vitimaram, dentre outros, voltaram à cena pública. Ao mesmo tempo, outras questões foram colocadas em cena por novos atores sociais e políticos, como por exemplo a violência ditatorial contra setores sociais historicamente alvos da violência do Estado – como as pessoas LGBTI, os trabalhadores do campo e da cidade, a população negra, os moradores de favelas e periferias, os povos indígenas.

O objetivo é promover uma reflexão crítica sobre como essas questões e as categorias de memória, verdade, reparação e justiça em relação aos crimes da ditadura (1964-1985) vêm sendo elaboradas e disputadas por movimentos sociais, acadêmicos e instâncias estatais. A proposta é estabelecer um diálogo com autores que produziram etnografias e reflexões sobre os movimentos por memória e com pesquisadores convidados que colaboraram com as comissões da verdade, em especial com o caso do Rio de Janeiro, além de acadêmicos ligados ao tema da memória e das lutas por direitos humanos no Brasil e na Argentina.

 

Acesse o material do ciclo: bit.ly/cursomemoriadh

 

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ