Categorias
Notícias

Greves de Canavieiros e Metalúrgicos: passado e futuro

Projeto Greves ABR

 

A 1ª reunião de pesquisa do projeto “Greves de Canavieiros e Metalúrgicos: passado e futuro” foi realizada nos dias 8 e 9 de abril, no Centro Social de FETAPE, na cidade de Carpina em Pernambuco. Pesquisadores de diferentes universidades brasileiras se reuniram para analisar os ciclos grevistas iniciados nas regiões de São Paulo, do ABC paulista e de Pernambuco no final da década de 1970.

Sob o título “Movimentos Cruzados e histórias específicas de operários e trabalhadores rurais. Análise comparativa dos ciclos de greves iniciados pelos metalúrgicos de São Paulo e do ABC paulista e pelos canavieiros de Pernambuco no final dos anos 70”, o projeto pretende fazer uma comparação entre os ciclos de greve de canavieiros e metalúrgicos do final do período, pensando a relação geracional da memória nas greves dos sindicatos. Além de pesquisadores, participam também antigos militantes da época e das diretorias atuais.

A pesquisa é interdisciplinar e faz parte do programa Memória dos Movimentos Sociais (Memov). Reúne pesquisadores de universidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Estadual Paulista (Unesp-Osasco), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade de São Paulo (USP).

A próxima reunião deverá ocorrer nos dias 2 e 3 de maio, a partir das 9h, na cidade de São Paulo.