8 AGO – TER – 14H
Palestrante: Martina L. Weisz – Universidade Hebraica de Jerusalém; Debatedores: Dulce Pandolfi (UC-UFRJ), Fernando Rabossi (PPGSA/IFCS-UFRJ); Jean-Marc Von Der Weid (AS-PTA); José Sérgio Leite Lopes (PPGAS/MN-UFRJ)
Esta apresentação se concentrará nos eventos históricos revelados no âmbito dos julgamentos por crimes contra a humanidade ocorridos desde 2012 na província argentina de Jujuy.
Os testemunhos e dados apresentados como prova neste contexto revelaram a estreita colaboração exercida entre a Igreja Católica, as Forças Armadas e as grandes empresas instaladas na província para implementar, durante a última ditadura argentina e os anos que a precederam (1974-1983), uma política de terrorismo de Estado destinada a erradicar os robustos movimentos populares da época.
Na província de Jujuy, cujas estruturas econômicas e etnoculturais ainda estão fortemente enraizadas em seu passado colonial, o papel fundamental desempenhado pela hierarquia da Igreja Católica na repressão às organizações operárias lança luz sobre alguns aspectos pouco conhecidos sobre o papel desempenhado pelo Vaticano e a Igreja Católica Argentina na consolidação de uma “civilização ocidental e cristã” que marcaria os destinos do Ocidente e do mundo inteiro durante a segunda metade do século XX e para além deste período.
Promoção e realização: Comissão da Memória e Verdade CMV-UFRJ; Programa de Memória dos Movimentos Sociais MEMOV-UFRJ; Centro Primo Levi New York; Colégio Brasileiro de Altos Estudos CBAE-UFRJ