Currículos inovadores na educação superior brasileira

[ 22 MAI – QUA – 10H30 ]

22 MAI – QUA – 10H30

O Seminário discutirá propostas curriculares inovadoras para a formação universitária, com vistas à ampliação do conhecimento sobre as mudanças no ensino superior e à construção de visões prospectivas sobre a Universidade no Brasil.

Sônia Sampaio, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, atua no campo da Psicologia do Desenvolvimento Humano com interface em Educação, especialmente na área da Educação Superior. Dirige o grupo de pesquisa “Observatório da Vida Estudantil” e, desde 2015, é Professora Titular do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC). Professora permanente do Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade da UFBA, coordena o Projeto AINDA ESTRANGEIROS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: racismo acadêmico e saúde mental entre estudantes cotistas” aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES/MEC). Foi professora visitante nas universidades Paris VIII e Lorraine.

Nelson Studart Filho, Doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu carreira acadêmica (1975-2013) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e foi Professor Visitante da Universidade Federal do ABC (2014-2019). Atualmente é Coordenador Acadêmico e Docente da Ilum Escola da Ciência do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais e Pró-Reitor de Pós-graduação da Sociedade Brasileira de Física. Na área de ensino de Física, realiza pesquisa translacional visando a aplicação da pesquisa acadêmica na sala de aula, com a participação de pesquisadores e professores-alunos do ensino médio. São investigadas as novas tecnologias digitais e metodologias ativas com interesse na aprendizagem baseada em games e processos de gamificação. Tem interesse na História da Física e seu ensino. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física (2000-2009) e atualmente é Editor Associado. Fundador e atual Editor de A Física na Escola. Participou da construção e consolidação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (PROFIS-CAPES) (2014-2020).

Evento somente online:

Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube