Metodologias de projeção e Prospecção

[ INSCRIÇÕES ABERTAS ]

20 – AGO – TER – 17H

Professores: Jano Moreira de Souza e Carlos Eduardo Barbosa – 30 horas/ 2 créditos

De 20 de agosto a 01 de outubro, às terças-feiras das 17h às 19:30h – Formato Híbrido

Disciplina UFRJ CBA 836 – turma 1952

A disciplina Metodologias de Projeção e Prospecção fornece o arcabouço técnico necessário para praticar exercícios de prospecção tecnológica. A prospecção tecnológica é essencial para aqueles que desejam se aprofundar em planejamento estratégico e inovação. Com base em seu histórico, objetivos e conceitos, a disciplina busca fornecer aos alunos as habilidades necessárias para antecipar tendências e comportamentos futuros e, assim, tomar decisões mais assertivas. Isso se relaciona diretamente com processos decisórios, uma vez que a capacidade de projetar cenários futuros é fundamental para a elaboração de estratégias eficazes. A disciplina abrange uma série de metodologias de prospecção, incluindo o Backcasting, Brainstorming, Cross-impact Analysis, Delphi, Multicriteria Decision analysis, Scenarios, entre outras. Os alunos serão capazes de explorar as possibilidades e limitações da tecnologia, compreender os impactos sociais e ambientais, bem como desenvolver cenários plausíveis de futuros alternativos. Ao fim da disciplina, os alunos terão adquirido habilidades que lhes permitirão contribuir de forma mais efetiva na elaboração de estratégias empresariais, planejamento de políticas públicas e desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, além de uma compreensão crítica e atualizada do papel da tecnologia na sociedade contemporânea.

Onde?

Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Rio de Janeiro

Dúvidas?

Entre em contato: cbae@forum.ufrj.br

*Este curso faz parte da grade de disciplinas do Programa Futuros!
Catálogo dos eixos formativos, respectivas disciplinas, professores responsáveis, ementas e bibliografias – atualizado em 19/01/24