20 AGO – TER – 9H
Professor: Yuri Lima, UFRJ – 30 horas/ 2 créditos
Terças-feiras de 9h às 12h (20/08, 27/08, 24/09, 1/10, 8/10 e 15/10) – Presencial
As revoluções industriais foram marcos históricos que redefiniram as relações de trabalho e o desenvolvimento socioeconômico. Desde a primeira revolução industrial, caracterizada pela invenção da máquina a vapor, até a automação em larga escala da terceira revolução, essas transformações impactaram significativamente a forma como produzimos e consumimos. Em cada revolução, novos setores emergiram enquanto outros declinaram, refletindo a dinâmica em constante mudança do trabalho, da economia e, de forma mais ampla, da sociedade.
Atualmente, estamos na 4ª Revolução Industrial, uma era marcada pela fusão de tecnologias físicas, digitais e biológicas. O surgimento e aprimoramento de tecnologias como big data, Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (IA) estão moldando um novo cenário para o mundo do trabalho. A proliferação dessas tecnologias tem o potencial tanto de criar quanto de eliminar empregos e, certamente, já está modificando os empregos existentes. Tudo isso ocorre numa velocidade sem precedentes. Basta olhar um exemplo da IA Generativa: em novembro de 2022, o ChatGPT foi liberado para uso atingindo 100 milhões de usuários em 2 semanas e, desde então, a versão do modelo que serve de base para a tecnologia já passou do GPT-3 pro 3.5 e depois pro 4 que atualmente consegue interpretar e gerar imagens, fazer buscas na internet e analisar, escrever e testar códigos em poucos segundos.
Diante desse cenário, olhar para o futuro não é apenas uma questão de especulação, mas também uma necessidade estratégica. Utilizar metodologias de prospecção e avaliação tecnológica pode fornecer um roteiro para entender os cenários futuros e seus impactos possíveis no mundo do trabalho. Assim, entender o futuro do trabalho se torna fundamental para preparar indivíduos e organizações para as incertezas que os próximos anos reservam.
O conteúdo do curso será trabalhado de maneira dinâmica e interativa com a preocupação de que seja relevante para a prática profissional da turma. Cada aula será estruturada em blocos de conteúdo teórico, seguido de atividades práticas ou oficinas para consolidação do aprendizado. A metodologia de ensino envolverá a aplicação de metodologias de pesquisa sobre o futuro combinadas com design thinking e utilização das tecnologias de Inteligência Artificial aplicada que estiverem mais modernas no momento do curso. Teremos uma preocupação no curso de entendermos as tecnologias, sendo que possível aplicando-as, antes de refletirmos sobre seus futuros e possíveis impactos.
Bibliografia
Bibliografia apenas indicativa de materiais a serem trabalhados. Dada a constante e rápida mudança do tema do curso, a bibliografia a ser utilizada será apresentada na primeira aula e poderá ser complementada ao longo do curso conforme necessidade.
BARBOSA, Carlos Eduardo et al. Future of work in 2050: thinking beyond the COVID-19 pandemic. European Journal of Futures Research, v. 10, n. 1, p. 1-19, 2022.
ELONDOU, Tyna et al. Gpts are gpts: An early look at the labor market impact potential of large language models. ArXiv.org, 2023.
GMYREK, Pawel et al. Generative AI and Jobs: A global analysis of potential effects on job quantity and quality. International Labour Organization working papers, 2023
LIMA, Yuri et al. Exploring the future impact of automation in Brazil. Employee Relations: The International Journal, v. 43, n. 5, p. 1052-1066, 2021.
MCKINSEY. The economic potential of generative AI
PROJETO MILLENNIUM. Trabalho-Tecnologia 2050. 2022
SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. 2018
WORLD ECONOMIC FORUM. The Future of Jobs Report 2023. 2023.
Onde?
Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Rio de Janeiro
Dúvidas?
Entre em contato: cbae@forum.ufrj.br