12 AGO – SEG – 19H
O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ inaugura a Cátedra Patrícia Acioli em homenagem à sua memória.
Em 2011, aos 47 anos, Patrícia Acioli pagou com a própria vida a ousadia de honrar sua função, enfrentando a violência policial e o poder tirânico das milícias. Manter vivo seu legado ilumina a urgência de construirmos diálogos sem fronteiras sobre caminhos para mudanças.
A Cátedra é um espaço de pesquisa interdisciplinar sobre ética, justiça e segurança pública. Coordenada por Luiz Eduardo Soares, em parceria com Eliana Sousa Silva, Miriam Krenzinger e Leonardo Melo, se insere no CBAE/UFRJ, dirigido por Ana Celia Castro.
Na cerimônia de abertura será exibido o documentário “JUÍZA DO POVO” de Humberto Nascimento, seguido por pronunciamentos de familiares da homenageada, autoridades e representantes da sociedade.
Acompanhe a Cátedra Patrícia Acioli: www.catedrapatriciaacioli.org
Assista ao trailer do documentário Patrícia Acioli – Juíza do Povo de Humberto Nascimento
O assassinato da juíza Patrícia Acioli, em 2011, chocou o país, afrontou a democracia e a independência do Poder Judiciário e colocou na prisão os 11 assassinos, todos policiais militares de São Gonçalo, cidade onde ela era juíza criminal, na região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O documentário, dirigido por Humberto Nascimento, resgata personagens e memórias, traz imagens e histórias inéditas sobre a magistrada morta em frente à sua casa, em Piratininga, Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
E a obra levanta ainda uma reflexão: o que mudou na política de segurança pública mais de uma década após o crime?
O longa tem música de Arnaldo Antunes ‘O Real Resiste”
Contamos com sua presença.
Local:
Estação Net Rio, Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.