9 AGO – SEX – 15H
A professora Magda Fontana, da Universidade de Turim, estará na UFMG no mês de agosto como convidada do programa Cátedras FUNDEP/IEAT. Durante a visita à UFMG, ela vai ministrar uma conferência e participar de seminários temáticos.
No dia 09 de agosto, às 15 horas, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, ela vai ministrar a Grande Conferência Multidisciplinarity, Interdisciplinarity, and Transdisciplinarity: definitions, measurement, and effectivenes (em tradução para o português Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: definições, medição e eficácia).
A atividade será ministrada em inglês, sem tradução simultânea. Interessados podem se inscrever gratuitamente no site de Gestão de Eventos da UFMG. Quem se inscrever e assinar a lista de presença no dia do evento terá direito a certificado.
A ciência tem observado um aumento da pesquisa interdomínios (IDR), uma vez que cientistas de diferentes áreas de origem têm colaborado para enfrentar questões complexas. Essa mudança tem sido impulsionada pela necessidade de lidar com o vasto conhecimento acumulado, e conta com o apoio de órgãos de fomento e instituições. Universidades, por exemplo, tem estabelecido centros de pesquisa interdomínios, e há uma crescente tendência de citações entre diversos campos do conhecimento.
Magda Fontana avalia que o crescimento da IRD está ligado a uma maior quantidade de aplicações para bolsas e submissão de patentes, promovendo redes de cooperação estáveis, o que parece ser uma resposta ótima para desafios científicos, permitindo que os pesquisadores unam expertises. No entanto, ela salienta que surgem dúvidas quanto à existência de conflitos entre interesses pessoais (carreira e reputação) e objetivos públicos (resolver problemas sociais e compartilhar conhecimento).
“A transição para a academia interdomínio está em andamento, mas, muitas vezes, com a permanência dos critérios de concessão de bolsas e produção de avaliações focados em domínios específicos. A predominância de revistas especializadas e classificações específicas restritas a um campo também apresenta riscos para os esforços interdomínios, afetando classificações universitárias, financiamento e decisões de contratação,” explica Magda Fontana.
A conferência vai abordar essas questões sugerindo que a pesquisa interdomínios pode se manifestar em diversas formas, exigindo medições e avaliações minuciosas para desenvolver políticas eficazes de pesquisa e inovação.
Seminários sobre Interdisciplinaridade, Sistemas Complexos e desafios para o futuro da política industrial brasileira
Nos dias 7, 14 e 28 de agosto, a Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG vai receber Magda Fontana para ministrar os Seminários sobre Economia, Sistemas Complexos e o Instituto Santa Fé. Os encontros vão acontecer das 15h às 17h, na sala 3108.
Já no dia 21 de agosto, a professora Magda Fontana estará na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, para participar da Mesa-redonda Desafios da Política Industrial: reflexões e perspectivas para o Brasil. A atividade integra o 20º Seminário de Diamantina, organizado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. A mesa-redonda será no Auditório Rodrigo Simões (UEMG), às 10h45.
Também dentro da programação do Seminário de Diamantina, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, a professora Magda Fontana estará no International Workshop on Complex Systems and Economic Theory (Workshop Internacional sobre Sistemas Complexos e Teoria Econômica). Os encontros serão realizados das 14h às 15h30 no Teatro José Alberto Magno de Carvalho da UFVJM.
Consagrado com o nome de Seminário de Diamantina, o Seminário sobre Economia Mineira é uma iniciativa tradicional do Cedeplar que completa 42 anos em 2024. Neste ano, o Seminário irá abordar o tema Minas Gerais e o Brasil em um mundo em transformações: formação do pensamento crítico para os desafios do mundo contemporâneo. Os encontros vão ocorrer de 19 a 24 de agosto. Para mais informações e inscrições, acesse o site do evento.
Sobre a Catedrática
Magda Fontana é professora associada de Política Econômica no Departamento de Economia e Estatística “Cognetti de Martiis” na Universidade de Turim, na Itália. Ela atua como coordenadora da área de pesquisa em Economia dos Sistemas Complexos na Associação Europeia de Economia Política Evolucionária. Atualmente, é Especialista da União Europeia em sistemas sociais computacionais e avaliadora de projetos de Organizações não Governamentais (ONGs) especializadas em análise de redes.