Devemos condenar o Iluminismo? Um exercício de controvérsia

[ 12 SET – QUI – 17H ]

12 SET – QUI – 17H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, será feito um exercício de controvérsia em torno da questão que o intitula: “Devemos condenar o iluminismo?”.

O evento, que terá como convidado o historiador Antoine Lilti, professor do Collège de France, deverá também marcar a publicação pela EdUFF da tradução do seu livro A herança das Luzes, traduzido por Andrea Daher e Luiz C. de Sá.

Conferencista: Antoine Lilti (Collège de France)

Moderação: Andrea Daher (Professora emérita, titular da Cátedra Paul Zumthor do CBAE)

A questão de fundo levantada por Lilti – existiria uma herança do Iluminismo? – é dotada de uma grande atualidade, num momento em que a suspensão da racionalidade iluminista tem sido tantas vezes mencionada face ao terrorismo, à guerra, às autocracias ou à revogação da noção ocidental de “civilização”. Ao final do percurso histórico traçado por ele, que retoma a herança kantiana e a Aufklärung, é possível associar a discussão às questões colocadas hoje sobre o discurso verdadeiro e suas condições de possibilidade, cuja pertinência, em meio à difusão planetária de fake news, parece indiscutível. A importância do debate que Lilti provoca, abre, assim, a possibilidade de adoção dessas reflexões em diversos campos – história, filosofia, comunicação, política, entre outros, com valor inestimável para a atualidade. Trata-se, para as finalidades desta Cátedra, de um dos objetos mais pertinentes, a partir do nosso presente, para se esboçar uma controvérsia, em perspectiva histórica.

Parceiro: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ

Local:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro