#08. O ambiente: o Brasil e a revolução científico-técnica – Álvaro Vieira Pinto: Pensador do Brasil

[ 29 OUT – TER – 18H ]

29 OUT – TER – 18H

Prof. Dr. Marcos Dantas. Moderação: Dr. Miguel Papi (ComMarx).

Primeira palestra de apresentação e discussão da obra O conceito de tecnologia. Exposição do ambiente político, econômico e cultural no qual a obra foi escrita. No Brasil: ditadura política e desenvolvimento industrial-tecnológico. No mundo: guerra fria, revolução científico-técnica. Nascimento e evolução teórica e industrial da Cibernética e Informática. Debate filosófico geral e o pensamento marxista. Recepção no Brasil.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Online:

Link Zoom Meeting – inscrições encerradas

Transmissão:

Canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube


Curso Álvaro Vieira Pinto: Pensador do Brasil

Uma imersão no pensamento de um dos maiores filósofos nacionais, examinando suas principais obras e o impacto de suas ideias no contexto brasileiro

O curso “Álvaro Vieira Pinto: pensador do Brasil” é composto por 12 encontros, entre 10/09 e 26/11, sempre às terças-feiras, das 18 às 20 horas. Formatos de participação: presencial, online e híbrido.

Professores responsáveis: Prof. Dr. Marcos Dantas (ECO-UFRJ) e Prof. Dr. Dauto Silveira (MINIC/SC)

Apresentação:

O curso “Álvaro Vieira Pinto: pensador do Brasil” visa divulgar amplamente o pensamento do filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto (1909-1987). Destinado a professores, estudantes e ao público em geral, o curso oferece a oportunidade de contato com trechos de sua obra, explorando os aspectos centrais de seu pensamento. Nos últimos anos, tem-se observado um crescente interesse acadêmico por Vieira Pinto, impulsionado pela recente reedição de seus principais livros e pela busca por uma orientação intelectual capaz de guiar o futuro do Brasil como nação, em meio às crises sociais e intelectuais das últimas décadas. Vieira Pinto, um pensador singular em sua abordagem filosófica, destacava-se entre os grandes intérpretes do Brasil, com uma formação diversa que incluía medicina, matemática, lógica e filosofia. Escreveu Consciência e Realidade Nacional, um tratado filosófico monumental que impactou figuras como Darcy Ribeiro e Paulo Freire. Sua trajetória foi brutalmente interrompida pelo golpe de 1964, que o forçou ao exílio e impôs severas restrições ao seu trabalho. Mesmo assim, sua produção intelectual continuou, resultando em obras póstumas que confirmam a profundidade e, não menos importante, atualidade de seu pensamento, como O conceito de tecnologia.

*Acesse a programação completa do curso Álvaro Vieira Pinto: Pensador do Brasil