Mudanças Climáticas e Gases de Efeito Estufa

[ INSCRIÇÕES ABERTAS ]

22 OUT – TER – 13H30/17H

Professor Emilio Lèbre La Rovere e conferencista convidada Dra. Carolina B. S. Dubeux

22 de outubro a 10 de dezembro, sempre às terças-feiras, de 13h30 às 17h00

Formato presencial para alunos da UFRJ; e Online para outros alunos e ouvintes.

Apresentação

Esta disciplina apresenta o estado atual do conhecimento científico sobre a mudança global do clima e das políticas, medidas e tecnologias adotadas para o seu enfrentamento em nível, global, nacional e local. Capacita os alunos a realizarem inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em nível corporativo, municipal, estadual e nacional. Analisa as alternativas para mitigação das emissões de GEE e apresenta a metodologia para cálculo de seus custos. Por fim, avalia o caso brasileiro através de diversos cenários nacionais e subnacionais de mitigação de emissões de GEE, com foco nas implicações econômicas e sociais da transição para uma economia de emissões líquidas zero, e nos requisitos para uma transição justa.

Programa de aulas

Módulo 1 – A Ciência e a Política da Mudança do Clima Global

Prof. Emilio – 1 aula: 22/10/2024. O efeito estufa e a mudança do clima. Evolução da Política Global do Clima – primeiros passos. Protocolo de Quioto – Mecanismos Flexíveis e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O Mercado de Carbono Europeu. Evolução da Política Climática Global – até 2020. Acordo de Paris – Perspectivas Pós-2020. A NDC do Brasil e a neutralidade climática a longo prazo.

Módulo 2 – Mitigação das Emissões de Gases de Efeito Estufa: Análise do Potencial

Prof. Emilio – 2 aulas: 29/10 e 5/11/2024. Análise de alternativas de mitigação das emissões e de seu potencial. Cálculo dos custos das opções de mitigação. Estudos de cenários nacionais e subnacionais de mitigação (para o Brasil, estados e municípios).

Módulo 3 – Metodologia de Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa

Dra. Carolina Dubeux – 2 aulas: 12 e 19/11/2024. Emissões de gases de efeito estufa. A metodologia de inventário do IPCC. Aplicação das diretrizes do IPCC no inventário de emissões de países, estados, municípios, setores econômicos e empresas. Estudos de caso.

Módulo 4 – Mitigação das Emissões de Gases de Efeito Estufa: Análise de Custos

Prof. Emilio – 3 aulas: 26/11, 3/12 e 10/12/2024. Estudos de cenários nacionais e subnacionais de mitigação (para o Brasil, estados e municípios). Instrumentos de política de mitigação: a precificação do Não ficou bom, carbono. Implicações econômicas e sociais da transição para uma economia de baixo carbono e requisitos para uma transição justa.

Entrega do trabalho escrito individual até 20/12/2024.

Ementa completa e bibliografia

Sobre os professores:

Emilio Lèbre La Rovere possui graduação em Engenharia Elétrica de Sistemas e Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Técnicas Econômicas, Previsão, Prospectiva pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (1980). Atualmente é Professor Titular do Programa de Planejamento Energético (PPE), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pesquisa e Pós-Graduação de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA) e o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (CENTROCLIMA). Tem experiência na área de Energia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento energético, planejamento ambiental, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Participou, desde 1992, da autoria de diversos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), sendo membro deste grupo de cientistas que recebeu, em 2007, o Prêmio Nobel da Paz, em conjunto com Al Gore. Participou em 2017 da Comissão de Alto Nível sobre Preço do Carbono coordenada pelo prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz e Lord Nicholas Stern, uma iniciativa da Carbon Pricing Leadership Partnership lançada pelo Governo da França em conjunto com o Banco Mundial.

Carolina Burle Schmidt Dubeux é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e tem mestrado (1998) e doutorado (2007) em Planejamento Energético e Ambiental pela COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é pesquisadora senior do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudança Climática (Centro Clima/COPPE/UFRJ). Tem experiência na área de mudança do clima, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do meio ambiente, emissões de gases de efeito estufa, mitigação de emissões, adaptação à mudança do clima e valoração ambiental. É Autora Principal do Quinto Relatório de Avaliação do Grupo de Trabalho II, Capítulo 17, Economia da Adaptação e Anexo II: Glossário e Editora Revisora do Sexto Relatório de Avaliação do Grupo de Trabalho III, Capítulo 8, Sistemas urbanos e outros assentamentos do Painel Intergovernamental

Presencial

Centro de Tecnologia da UFRJ, COPPE/UFRJ, Bloco C, 2º andar, sala C-216. Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro

Link Zoom – somente aos inscritos

*Os cursos, disciplinas e debates oferecidos pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ são financiados com recursos públicos e sem custos aos mestrandos, doutorandos e ouvintes, inscreva-se com responsabilidade. Embora disponibilizemos transmissões online, recomendamos fortemente a participação presencial.

Dúvidas?

Entre em contato: cbae@forum.ufrj.br

*Este curso faz parte da grade de disciplinas do Programa Futuros!
Catálogo dos eixos formativos, respectivas disciplinas, professores responsáveis, ementas e bibliografias – atualizado em 19/01/24