23 OUT – QUA – 9H30
Professora responsável: Marta de Azevedo Irving
De 23 de outubro a 04 de dezembro de 2024, sempre às quartas-feiras, das 9h30 às 12h30.
Participe no formato: presencial, online ou híbrido.
Governança e a Agenda Socioambiental no Brasil: Políticas Públicas, Conservação da Biodiversidade e caminhos para a Agenda 2030
Introduzir teoricamente, os campos da Ecologia Social e da Ecologia Política, como ancoragem teórica, para se buscar abordar a historicidade e a reflexão sobre a noção de sustentabilidade, em suas inúmeras interfaces socioambientais, diante dos desafios para a implementação da Agenda 2030, com foco central na problemática da conservação da biodiversidade, em suas articulações com as demais políticas públicas setoriais. Para tal, a disciplina se constrói a partir de um debate teórico crítico sobre as nuances e ideologias vinculadas à noção de sustentabilidade, desde a origem, para em seguida se buscar decodificar as narrativas de políticas públicas globais no sentido de um exercício de projeção de cenários, no âmbito da Agenda 2030. Pela amplitude e complexidade envolvidas na implementação da Agenda 2030 e, pela urgência desse debate no contexto nacional, o recorte de análise selecionado para a disciplina, em 2024, tem o foco prioritário na Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), em suas articulações com demais políticas públicas setoriais. Para tal, se busca abordar, criticamente, em um primeiro momento, as subjetividades envolvidas na relação entre sociedade e natureza, na contemporaneidade, segundo a perspectiva do Pensamento Complexo. A partir desta contextualização inicial, se busca problematizar, teoricamente, as noções de governança na agenda socioambiental e os desafios a serem superados, nas interfaces com as políticas públicas dirigidas à conservação da biodiversidade, no plano global e, especificamente, no caso brasileiro.
Presencial
Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Rio de Janeiro
Online
Link Zoom – somente aos inscritos
*Os cursos, disciplinas e debates oferecidos pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ são financiados com recursos públicos e sem custos aos mestrandos, doutorandos e ouvintes, inscreva-se com responsabilidade. Embora disponibilizemos transmissões online, recomendamos fortemente a participação presencial.
Dúvidas?
Entre em contato: cbae@forum.ufrj.br