Categorias
2024

Biodiversidade, Clima e Cultura: Desafios no Horizonte da COP 30

[ 30 OUT – QUA – 15H/18H ]

30 OUT – QUA – 15H/18H

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos, em parceria com os programas EICOS e PPED, está organizando uma série de mesas de discussão sobre temas cruciais para a COP 30. Nesta edição, o tema será “Biodiversidade, Clima e Cultura: Desafios no Horizonte da COP 30”.

Os Seminários Diálogos Sustentáveis são uma ação de extensão e o evento tem como objetivo proporcionar uma atualização sobre os debates internacionais relacionados a esses temas, explorando suas implicações e desdobramentos no contexto brasileiro. Será uma oportunidade para refletir sobre os desafios e oportunidades que o país enfrenta no cenário global em relação à biodiversidade, mudanças climáticas e a interseção com aspectos culturais.

Convidados

André Meyer Coelho é gerente de projetos na FGV Projetos e professor convidado na EBAPE, atuando em cursos de pós-graduação. Com foco nas áreas de turismo, gestão pública estratégica e relações internacionais, tem atuado fortemente nos preparativos para a COP 30 em Belém. Atualmente, está finalizando o seu doutorado no programa PPED do Instituto de Economia na UFRJ.

Maria Julia Pinho é advogada do BNDES, onde atua há mais de 16 anos na estruturação, análise e acompanhamento de iniciativas socioambientais. Atualmente integra a assessoria da Diretoria Socioambiental do banco. Ela possui mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ e pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade Candido Mendes​.

Iaci Penteado é coordenadora sênior do Escritório de Projetos na Conservação Internacional, atuando como PMO da organização. Psicóloga Social (UFRJ) e mestre em Desenvolvimento Sustentável (UFRRJ), é também uma das fundadoras do Coletivo Muriqui, movimento social local atuante na região sul fluminense.

Mediação

Marta de Azevedo Irving. Professora do programa EICOS da UFRJ, a professora Marta tem formação interdisciplinar com foco em pesquisa sobre sustentabilidade e temas socioambientais ligados a políticas públicas. As abordagens são orientadas pela Ecologia Social e Política, além da Psicossociologia, com ênfase na crise civilizatória e no Paradigma da Complexidade. As áreas de estudo incluem a Agenda 2030, a relação entre ambiente e sociedade, biodiversidade e clima, turismo e lazer, governança democrática, áreas protegidas e inclusão social. A metodologia utilizada é qualitativa, integrando teoria e prática por meio de estudos de caso e pesquisa participante.

Presencial 

Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Rio de Janeiro

Transmissão 

Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube