Categorias
2025

Camões nos seus 500: Viver o Poeta Agora

[ 12 MAI – SEG – 17H ]

12 MAI – SEG – 17H

Cátedra Machado de Assís de Literatura apresenta Camões nos seus 500: Viver o Poeta Agora.

Comemora-se, em 2024 e 2025, o quinto centenário de nascimento de Luís de Camões. As celebrações franqueiam uma possibilidade singular para que repensemos não apenas o legado camoniano, poeta mais importante da história da poesia portuguesa, e, decerto, o mais influente, mas também a carne de sua poesia, muitas vezes secundada, no imaginário da língua portuguesa, por figurações de nacionalidade e identidade. Reunindo leitoras e leitores que se dedicam sistemática e dedicadamente ao poeta, a mesa “Camões nos seus 500: viver o poeta agora” pretende refletir sobre alguns aspectos da poesia camoniana que asseveram sua força e sua atualidade, acentuando o quanto o autor d’Os Lusíadas possui, hoje e sempre, uma capacidade ímpar de falar conosco. 

Participam:

Convidados: Rita Marnoto (Universidade de Coimbra), Marcia Arruda Franco (USP), Paulo Braz (UFRJ) e Luis Maffei (UFF).

Coordenação: Godofredo de Oliveira Neto (Titular da Cátedra, titular da Faculdade de Letras UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Letras)

Apenas online:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Godofredo de Oliveira Neto – titular da Cátedra Machado de Assis do CBAE-UFRJ – é escritor, professor universitário e membro titular da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira 35 desde setembro de 2022, sucedido por Ana Maria Machado. Professor Titular de Literatura Brasileira na UFRJ, possui graduação e mestrado em Letras pela Université de Paris III – Sorbonne-Nouvelle e doutorado pela UFRJ, com pós-doutorado na Georgetown University (EUA). Autor de 21 livros entre romances e contos – alguns traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, vietnamita e búlgaro – foi premiado com o Jabuti em 2006 e tem obras adotadas em diversas universidades brasileiras. Atua como pesquisador com foco no Modernismo e na literatura contemporânea, tendo orientado dezenas de dissertações e teses, participado de centenas de bancas e congressos e ocupado cargos de gestão acadêmica, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ e Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior no MEC. Integra ainda o PACC-UFRJ, a Cátedra Machado de Assis, o comitê da Collection Archives/UNESCO e diversos conselhos e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.