Agenda 2030 en América Latina

6 AGO – MIÉ – 14h (UTC-4) / 13h (UTC-5)

6 AGO – MIÉ – 14h (UTC-4) / 13h (UTC-5)

Agenda 2030 en América Latina: una década de caminos recorridos, cinco años de posibilidades por consolidar

El seminario Diálogos Sostenibles, con el tema “Agenda 2030 en América Latina: una década de caminos recorridos, cinco años de posibilidades por consolidar”, tiene como objetivo fomentar un espacio plural, crítico y comprometido para el intercambio de saberes y prácticas sobre la integración y territorialización de la Agenda 2030 en las políticas públicas latinoamericanas.

Al cumplirse una década desde la adopción de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS), el evento propone reflexionar sobre los cinco años restantes para el cumplimiento de sus metas. Así, invita a analizar los avances logrados, los desafíos enfrentados y las posibilidades reales de transformación en los ámbitos regional, nacional e institucional, con especial atención al papel de las universidades.

La propuesta es promover el diálogo entre experiencias diversas, conectando narrativas y construyendo visiones colectivas sobre caminos posibles para una transición justa, inclusiva y ambientalmente responsable, en contextos profundamente marcados por desigualdades históricas, vulnerabilidades socioambientales y disputas políticas. 

Fortalecer el multilateralismo y amplificar la voz del Sur Global, por medio de la acción conjunta entre universidades, organismos internacionales y espacios de diálogo interinstitucional, puede ser decisivo para construir soluciones sostenibles que integren saberes científicos y conocimientos tradicionales, en sintonía con la complejidad de los desafíos contemporáneos.

Ponentes:

Mareike Eberz (CEPAL) – La Agenda 2030 desde la perspectiva de la CEPAL para América Latina

Thiago Gehre (Comisión Nacional para los ODS en Brasil – CNODS) – La Agenda 2030 en Brasil

Orlando Saez Zapata (OSES-ALC) – La Agenda 2030 en las universidades latinoamericanas

Moderación:

Marta de Azevedo Irving – Titular de la Cátedra Ambiente y Sostenibilidad

Professora e pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) e, do Pograma Futuros (CBAE/FCC/UFRJ). Coordenadora da Cátedra de Ambiente e Sustentabilidade do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/FCC/UFRJ) e pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED/CNPq). Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2023 e 2025. Perfil acadêmico interdisciplinar, com graduação em Biologia (UFRJ) e em Psicologia (UERJ). Mestrado em Gestão Costeira (Southampton University) e Doutorado em Ciências (Universidade de São Paulo). Pós-Doutorado em Gestão Social da Biodiversidade no Département dÉcologie et Gestion de la Biodiversité no Musée dHistoire Naturelle (MNHN) e, no CRBC/ École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) da França. Professora e pesquisadora convidada do Département Hommes, Natures et Sociétés do MNHN e do IREST/Paris 1 (França), além do Departamento de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e do Oslo and Akershus College of Applied Sciences (Noruega), alem de ter contribuido com inumeros projetos no âmbito do Sistema das Nações Unidas e demais instituições de alcance internacional. Em seu percurso profissional tem conduzido a reflexão ética e crítica sobre o campo da sustentabilidade, à luz da Ecologia Social e Política, com foco na temática de governança vinculada à agenda socioambiental, com ênfase em gestão social da biodiversidade, em suas interfaces com as demais políticas públicas. Suas pesquisas partem da ressignificação da relação entre natureza e cultura, na contemporaneidade, e seus rebatimentos nas agendas global e nacional do desenvolvimento. Com base na perspectiva teórica sobre sustentabilidade e governança socioambiental, alguns temas tem orientado suas pesquisas, atualmente, nas interfaces com o debate associado à conservação da biodiversidade, envolvendo áreas protegidas e patrimônio; cultura e direito de povos e populações tradicionais; lazer, turismo e ética da sustentabilidade; desenvolvimento de tecnologias participativas como instrumentos para a ação comunitária e  desenvolvimento local, em articulação com a questão climática e políticas setoriais conexas, à luz da Agenda 2030, entre outros. A pesquisadora tem status de Bolsista de Produtividade do CNPq e coordena os Grupos de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS/Lattes/CNPq) e, o Núcleo Sinergia: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura (Sinergia/Lattes/CNPq), Coordenou também o Projeto  de Cooperação Internacional Sustentabilidade e Inclusão Social: Rumo à Agenda 2030, no âmbito do Programa CAPES/PRINT, entre varios outros. Em seu currículo são registradas inúmeras dissertações e teses de doutorado, além da autoria de livros e artigos científicos no campo das Ciências Sociais Aplicadas, de alcance nacional e internacional.

Graciella Faico – Investigadora posdoctoral de la Cátedra Ambiente y Sostenibilidad

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado, doutorado e pós-doutorado (em andamento) pelo Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). Pesquisadora pós-doc no GID/PR2-UFRJ, desenvolvendo ações ligadas a rankings de sustentabilidade e à Certificação do Selo ODS Educação. Servidora da Universidade Federal Fluminense (UFF), é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) pela UFF e, desde 2024, coordena ações institucionais de sustentabilidade na Seção de Sustentabilidade (SAAS/UFF), integrando a Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS-UFF). Tem experiência em gestão universitária, políticas públicas e educação para a sustentabilidade. Integra grupos de pesquisa e extensão na UFRJ e UFF, com atuação em ecologia social, sustentabilidade, educação ambiental, psicossociologia e Psicologia Ambiental. Faz parte da Global Psychology Alliance (GPA) pelo Global Psychology Learning Leadership Institute (LLI/APA).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1642574960298281

Solo en línea:

Brasília, BR: 15h (UTC-3)

Santiago, CL: 14h (UTC-4)

Bogotá, CO: 13h (UTC-5)

Transmisión a través del canal de YouTube del Colégio Brasileiro de Altos Estudos – UFRJ