Categorias
2025

Obra organizada pela Titular da Cátedra Quantas Filósofas? é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

[ Notícia ]

Notícia

O livro “Pequenos Ensaios Sobre Grandes Filósofas” acaba de ser anunciado como semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico da área de Filosofia 2025.

Organizado por Carolina Araújo (UFRJ), Luciana Deplagne (UFPB) e Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB), e publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba, o volume reúne ensaios de jovens filósofas brasileiras sobre diferentes filósofas da história.

“Pequenos ensaios sobre Grandes Filósofas nada tem de pequeno. É um livro grandioso porque corajoso, irreverente, capaz de abrir caminhos e fazê-los se multiplicar. É preciso coragem e irreverência para desafiar a historiografia sexista que desapareceu com as mulheres da história da filosofia pelo simples fato de serem mulheres. É o que este livro faz: engaja-se em recuperar, com análises aprofundadas, o pensamento de filósofas da Antiguidade, da Idade Média, da Modernidade e da Contemporaneidade, que desafiaram as normas sociais e filosóficas de suas épocas e ousaram pensar. Recontar a história do passado para compreender melhor o presente e projetar outros futuros, eis a grande contribuição deste Pequenos ensaios sobre Grandes Filósofas”

Yara Frateschi, Unicamp

A coletânea traz contribuições de Carmel da Silva Ramos, Cinelli Tardioli Mesquita, Eugênia Ribeiro Teles, Fernanda Cardoso Nunes, Graziela Rinaldi da Rosa, Juliana de Moraes Monteiro, Maria Graciele de Lima, Raquel Wachtler Pandolpho, Sarah Bonfim, Telma de Souza Birchal e Thaís Rodrigues de Souza.

Os ensaios tratam de Angela Davis, Aspásia de Mileto, Christine Tappolet, Elisabeth da Boêmia, Lélia Gonzalez, Margery Kempe, Marie de Gournay, Mary Wollstonecraft, Nízia Floresta e Teresa D’Ávila.

O livro está disponível para ser baixado gratuitamente em https://zenodo.org/records/11583698


*Carolina Araújo é Professora Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado Faperj e Titular da Cátedra Quantas Filósofas? do Colégio Brasileiro de Altos Estudos