14 NOV – SEX – 15H
O curso Tópicos Especiais em Inteligência Artificial – Cátedra IA e Metacognição aborda o papel das IAs na sociedade, destacando oportunidades e riscos. Com foco no pensamento crítico, oferece uma visão abrangente de seus fundamentos históricos, geopolíticos e técnicos – redes neurais, aprendizagem profunda e IA generativa – e de ferramentas que ampliam produtividade e aprendizado contínuo. Também discute tendências educacionais, especialmente o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, além de aplicações responsáveis, questões éticas e políticas públicas relacionadas à regulação, governança e impactos socioeconômicos da IA.
O curso oferece 20 vagas presenciais, prioritariamente destinadas a alunos de Programas de Pós-Graduação da UFRJ. 10 vagas presenciais adicionais serão reservadas a setores parceiros da Cátedra, como Prefeitura do Rio de Janeiro/Naves do Conhecimento, Museu do Amanhã, Assespro-RJ e RNP, entre outros, conforme demanda e decisão da coordenação. Vagas remanescentes poderão ser disponibilizadas a estudantes de Graduação da UFRJ ou ao público externo.
As aulas ocorrerão de 17 de outubro a 19 de dezembro de 2025, às sextas-feiras, das 15h às 18h, em formato presencial e online, totalizando 10 encontros consecutivos. Todos os participantes presenciais deverão apresentar um Trabalho de Conclusão ao final do curso.
***Confira o lançamento da Cátedra e a apresentação dos seus planos de atividades para 2025 e 2026, voltados à integração entre educação, IA e cidadania, ao final.
Coordenação:
Ronaldo Mota:
Titular da Cátedra em Inteligência Artificial e Metacognição e Pesquisador Visitante Emérito/FAPERJ do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ); Professor Titular aposentado de Física da Universidade Federal de Santa Maria; Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação e Membro do Comitê de Assuntos Estratégicos do BNDES. Possui Pós-Doutorado nas Universidades de Utah, nos Estados Unidos, e de British Columbia, no Canadá. Foi Chanceler e Reitor da Universidade Estácio de Sá, além de Pesquisador nível 1 do CNPq. Trabalhou como Professorial Visiting Fellow no Instituto de Educação da Universidade de Londres (Reino Unido), além de ter desempenhado cargos públicos como Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Secretário Nacional de Educação a Distância, Secretário Nacional de Educação Superior e foi Ministro Interino do Ministério da Educação. Foi condecorado pelo Presidente da República do Brasil com a Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe Grã-Cruz, como Comendador.
Gabriel Goldmeier:
Pesquisador Associado (Pós-doutor) da Cátedra em Inteligência Artificial e Metacognição do CBAE/UFRJ. Graduado em Filosofia e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Filosofia Política pela UFRGS; Doutor em Filosofia e Educação pelo Institute of Education, UCL, no Reino Unido. Atuou como Professor das Faculdades de Matemática e Filosofia da UFRGS, entre outras atividades docentes, e como Coordenador da Comissão Técnica de Humanidades no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) do MEC.
Estrutura curricular por tópicos:
17/10 – Tópico #1. Civilização Humana: Do Fogo ao Vórtex Digital
24/10 – Tópico #2. Uma Breve História da IA: Da Lógica Simbólica ao Conexionismo e as Três Etapas da IA
31/10 – Tópico #3. Conceitos em Disputa e Debates Ético-Políticos Ligados às IAs
07/11 – Tópico #4. Impactos Socioeconômicos e Geopolíticos e o Debate Sobre a Regulação das IAs
14/11 – Tópico #5. Ciência de Dados e as IAs: de Kepler, o pioneiro da Ciência de Dados, a Hassabis, prêmio Nobel de Química de 2024
Nesta aula, discutimos o impacto da IA na produção de conhecimento, especialmente no processamento de dados. Estabelecemos um paralelo entre as possibilidades científicas atuais (com destaque para Hassabis, vencedor do Nobel de Química 2024) e os trabalhos do século XVII de Johannes Kepler, considerado pioneiro na Ciência de Dados. Analisamos como o trabalho de Kepler com dados astronômicos foi fundamental para a formulação das leis do movimento planetário. Nos dias de hoje, técnicas modernas de IA podem, de maneira semelhante, reproduzir leis científicas já conhecidas a partir de dados, além de inferir leis da natureza ainda não descobertas. A aula contará com a participação especial do Prof. Jean-Pierre Briot, diretor de pesquisa do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Sorbonne Université em Paris, França. Briot também é professor visitante honorário da PUC-Rio e Titular da Cátedra em IA, criatividade e artes no CBAE/UFRJ. Seu foco atual está nas aplicações de IA, especialmente deep learning, em processos de criação musical.
21/11 – Tópico #6. Conceitos Matemáticos e de Programação por Trás das Inteligências Artificias
28/11 – Tópico #7. Metacognição: a Habilidade Fundamental para Interagir com as IAs
05/12 – Tópico #8. – Educação na e para a Era das IAs
12/12 – Avaliação 1. Apresentação dos Trabalhos de Conclusão
19/12 – Avaliação 2. – Apresentação dos Trabalhos de Conclusão
Ementa completa para download – 30/09/2025 13h34m
Presencial:
Espaço Castro, Lessa e Conceição do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.
Transmissão/Playlist:
Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube
**Dúvidas relacionadas a assuntos educacionais: solangejorge@forum.ufrj.br
Confira o lançamento da Cátedra Fredric Litto, que apresenta seus planos de atividades para 2025 e 2026, voltados à integração entre educação, IA e cidadania:
