Categorias
2025

Romancistas Brasileiras Negras no Século XXI

[ 24 NOV – SEG – 17H – ONLINE ]

24 NOV – SEG – 17H – ONLINE

 Cátedra Machado de Assis de Literatura

APRESENTA

Romancistas Brasileiras Negras no Século XXI: Construções Ana Maria Gonçalves/ Ana Paula Maia/ Conceição Evaristo/ Eliana Alves Cruz

Contanto o romance brasileiro de autoria feminina negra remonte ao século XIX, com Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, não há dúvida de que é no alvorecer do novo milênio a Literatura do nosso país vê a multiplicação de escritoras negras, com suas particularidades, perspectivas, subjetividades e singularidades. Esse fenômeno, fruto de múltiplas condições intra e extraliterárias, será objeto da mesa-redonda “Romancistas Brasileiras Negra no Século XXI: Construções”, que abordará as obras das escritoras Ana Maria Gonçalves, Ana Paula Maia, Conceição Evaristo e Eliana Alves Cruz, a partir da análise dos romances de estreia de cada uma delas.

Debatedores:

Jorge Marques:

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Letras (Letras Vernáculas – Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pelo mesmo programa de pós-graduação. É professor titular do Colégio Pedro II, onde atualmente exerce a função de Assessor de Ações Afirmativas e Direitos Humanos. Sua área de estudo é Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. É autor de obras de crítica literária e literatura juvenil. Atua principalmente nos seguintes temas: letramento literário, ensino de Literatura, estudos de gênero.

Luciano Nascimento:

Natural de São Gonçalo/ RJ, Luciano Nascimento é pai, filho, marido, tio, mangueirense… e Professor Titular do Colégio Pedro II. É licenciado em Letras (Unipli), especialista em Leitura e Produção de Textos (UFF) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Unicarioca), mestre em Língua Portuguesa (UFRJ) e doutor em Literaturas (UFSC). Além de publicações individuais (Edições Cândido, Autografia e Imperial) articipa de antologias de textos ficionais (Ed. Mórula, Ed. Malê, Selo Off-Flip, Oficina Raquel e Conexão7) e de publicações científicas. Sua publicação mais recente é “A re-partilha do comum – reflexões e práticas para uma sala de aula empática” (Ed. Mauad, 2025), ensaio teórico-metodológico que resulta de pesquisa realizada no estágio pós-doutoral na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

Jucilene Nogueira:

Doutora em Ciência da Literatura na UFRJ, tornou-se mestra pelo mesmo programa e instituição em 2011. Atualmente, é professora EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. É pesquisadora da poesia contemporânea brasileira, ensino de literatura e das questões de gênero, raciais e de sexualidade. É membra do Laboratório de Teorias e Práticas Feministas da UFRJ e do NIELM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura).

Flavia Amparo:

Professora Associada de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense e Professora Titular de Português e Literaturas do Colégio Pedro II. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF e no Mestrado em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Letras pelo mesmo programa de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, e na área de Ensino, principalmente nos seguintes temas: Formação do leitor na Educação Básica, Interdisciplinaridade e Ensino, Literatura e outras artes.

Coordenação:  

Godofredo de Oliveira Neto – Titular da Cátedra Machado de Assis

Titular da Cátedra Machado de Assis do CBAE-UFRJ – é escritor, professor universitário e membro titular da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira 35 desde setembro de 2022, sucedido por Ana Maria Machado. Professor Titular de Literatura Brasileira na UFRJ, possui graduação e mestrado em Letras pela Université de Paris III – Sorbonne-Nouvelle e doutorado pela UFRJ, com pós-doutorado na Georgetown University (EUA). Autor de 21 livros entre romances e contos – alguns traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, vietnamita e búlgaro – foi premiado com o Jabuti em 2006 e tem obras adotadas em diversas universidades brasileiras. Atua como pesquisador com foco no Modernismo e na literatura contemporânea, tendo orientado dezenas de dissertações e teses, participado de centenas de bancas e congressos e ocupado cargos de gestão acadêmica, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ e Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior no MEC. Integra ainda o PACC-UFRJ, a Cátedra Machado de Assis, o comitê da Collection Archives/UNESCO e diversos conselhos e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Apenas online:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube