Em meio a um período turbulento da história brasileira, com a volta de uma greve geral após mais de 20 anos, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos recebeu a atividade “Memória das greves nos mundos urbano e rural”. Marcada para o dia 28 de abril de 2017, teve a presença de Roberto Véras de Oliveira (UFPb), Marilda Menezes (UFABC) e Murilo Leal Pereira Neto (Unifesp – Osasco). O evento fez parte do ciclo de palestras ligado ao curso “Estado, políticas sociais, movimentos sociais; história e atualidade”.
O ponto de interseção entre os três é o projeto “Movimentos cruzados e histórias específicas de operários e trabalhadores rurais”, que acontece paralelamente ao curso. A pesquisa, que busca contribuir para o entendimento de diferenças e similaridades entre trabalhadores industriais e rurais, investiga um tema pouco explorado no meio acadêmico.
Para além do projeto, o contato de Marilda Menezes com a questão agrária faz parte da sua trajetória acadêmica, com pós-doutorado no Programa de Estudos Rurais da Universidade Yale. Além disso, é membro e fundadora da Rede Nacional de Estudos Rurais. Já Roberto Véras de Oliveira, que é membro da diretoria da ANPOCS, dedica seus estudos aos campos das Sociologias Política e do Trabalho. Além disso, é co-editor da Revista Política e Trabalho e membro da Revista Contexto. Pereira Neto tem uma relação mais próxima do estudo de movimentos de trabalhadores urbanos, com enfoque na indústria têxtil.
O curso aconteceu durante o primeiro semestre de 2017 e foi iniciativa dos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, respectivamente.