1 SET – SEX – 9H30
Profa. Patrícia Corsino, Fac. Educação, UFRJ; Profa. Conceição Seixas Silva, Depto. de Estudos da Infância, UERJ; Prof. Eduardo Alexander Fonseca, Fac. Medicina, UFRJ
Participação e o processo de negociação e disputa em torno das posições ocupadas por adultos e crianças dentro do contrato geracional; o ofício de ser de estudante hoje: o sentido e expectativas que as crianças conferem a essa identidade, e os caminhos que se abrem e os entraves que se interpõem para a sua participação no desempenho deste ofício; hieraquização em contextos educacionais: as formas de silenciamentos e/ou de emanciapação da criança que são alimentadas a partir deste arranjo; escola e processo de subjetivação política. Educação e participação: experiência do encontro entre adultos e crianças. Deslocamento do adulto da visão transmissiva de educação para a escuta e o acolhimento do inesperado e imprevisível do agir e interagir das crianças. Brincadeira como experiência de cultura, espaço de criação, desvio, liberdade e de emergência do currículo. Protagonismo infantil e juvenil no cuidado de si e do outro. A importância da interssetorialidade nas práticas de promoção da saúde no contexto escolar.
O Futuro das Gerações
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ
Cátedra Marielle Franco: Pesquisa, Formação e Intervenção na Infância, Adolescência e Juventude
Prof. Titular Lúcia Rabello de Castro
Disciplina Superior, Lato e Stricto Sensu
Graduação, Especialização e Pós-Graduação
[Presencial] Instituto de Psicologia da UFRJ, Sala 9, Av. Pasteur 250, Campus da Praia Vermelha, RJ