Programa de Cátedras 2022

O Programa de Cátedras do CBAE-UFRJ consiste em um conjunto de atividades acadêmicas realizadas por um grupo coordenado pelo Titular da Cátedra e apoiado por um pesquisador em nível de pós-doutorado. É escolhido um polo temático e um patrono para representar, nomear e guiar cada cátedra selecionada e aprovada por uma série de editais.

Objetivos esperados são: a organização de uma rede de pesquisadores de alto nível, dentro e fora da UFRJ, em âmbito nacional e internacional; formulação de disciplinas e eventos abertos ao público relativos a um campo temático específico e a elaboração de propostas para o campo temático específico, sempre com interlocução com os setores da sociedade.


China Contemporânea – Moldura Conceitual, Soberania Financeira, Regulação e Estratégias de Desenvolvimento e Inovação

Cátedra Anna Jaguaribe

Titular: Professor Leonardo Burlamaqui (UERJ)

Pós-doc Sênior: Professor Adriano Proença (UFRJ)

Discutir, no âmbito de uma proposta de ‘moldura conceitual e interdisciplinar’ pioneira, os elementos necessários a uma melhor compreensão desse fenômeno e desses desafios contemporâneos, é o objetivo do projeto aqui proposto. Estabelecer tal proposta de chave-cognitiva para entender o fenômeno chinês e verificar sua pertinência e alcance é o objetivo desta pesquisa.


Comunicação, Cultura, Arte e Sociedade

Cátedra Álvaro Vieira Pinto

Titular: Professor Marcos Dantas (ECO-UFRJ)

A Cátedra agregará pesquisadores e professores, cujo encontro proporcionará intercâmbio multidisciplinar entre os saberes de áreas diversas, de modo a aprofundar o conhecimento científico, mas também político, sobre os sistemas sociais de comunicação no geral e sobre a Internet, em particular, em seus aspectos político-econômicos, sócio-antropológicos, linguísticos e culturais em geral.


Formação de Professores

Cátedra Anísio Teixeira

Coordenação: António Nóvoa (Universidade de Lisboa)

Titular: Carmen Teresa Gabriel (UFRJ)

A proposta de Cátedra surge no âmbito do Complexo de Formação de Professores e se inscreve na continuidade e no aprofundamento do processo de operacionalização dessa política com foco na dimensão da pesquisa, entendida como um campo estratégico para a articulação entre universidades e escolas públicas.


Fronteiras da Biologia e da Medicina

Cátedra Carlos Chagas Filho 

Titular: Professor Manoel Luis Costa (UFRJ)

Colaboradores: Professores Márcio Tavares d’Amaral (UFRJ) e Cláudia Mermelstein (UFRJ)

Na nova edição da Cátedra Carlos Chagas Filho pretendemos focar um pouco mais em questões da fronteira da biologia e da medicina com a sociedade, da fronteira da pesquisa em biologia, mas também suas aplicações médicas e na educação em biologia e medicina


Futuros Regenerativos

Cátedra João Barbosa Rodrigues

Titular: Professor Fábio Rubio Scarano (UFRJ)

Quando pensamos no futuro temos dificuldade em imaginar tal cenário regenerativo. Por que? A tese da Cátedra é que nossos futuros são colonizados pelas amarras do presente. Para inaugurar na UFRJ práticas de descolonização de futuros, a Cátedra recorrerá ao tripé pesquisa (com foco na disciplina de Antecipação), ensino (com foco em abordagens voltadas para o Letramento em Futuros) e extensão (com foco em processos de diálogos da ciência com outros saberes e cosmovisões).


Imagens Dos Mundos Reais e Imaginários, dos Átomos às Catedrais passando pela Mente

Cátedra Fernando de Souza Barros 

Titular: Professor Adalberto Vieyra (UFRJ)

Colaboradores: Professores Manoel Luis Costa (UFRJ) e Cláudia Melmerstein (UFRJ)

Estimulado pela iniciativa construída a partir do CBAE, a do Instituto do Futuro, o CENABIO foi delineando uma nova ideia e uma nova proposta que pode ser resumida e caracterizada nas perguntas: Por que não apresentar as Imagens do CENABIO junto com as que emergem de outros saberes cultivados na UFRJ? Por que não interagir com outras Cátedras? Por que não trazer figuras de renome acadêmico de outros lugares?


Matemática

Cátedra Lélio Gama

Titular: Professor Wladimir Neves. (UFRJ)

Consultor: Professor Nelson Maculan

Um dos principais objetivos deste projeto é trazer a reflexão da comunidade científica do país, em particular da UFRJ, sobre os principais temas relevantes à matemática a nível universitário e suas consequências nos demais níveis da educação nacional. A Cátedra buscará estabelecer um ambiente acadêmico-científico no CBAE que possibilite a discussão e obtenção de ideias inovadoras na condução do ensino e pesquisa em matemática na UFRJ, além de fortalecer o intercâmbio e a cooperação com outros Institutos e Colégios de Altos Estudos, dentro e fora do País.


Terapias Avançadas – Debates e Difusão

Cátedra Darcy Fontoura de Almeida

Titular: Professor Rafael Linden (UFRJ) 

Consultores Sênior: Antonio Carlos Campos de Carvalho (UFRJ), Sang Won Han (UNIFESP) e José Mauro Granjeiro (UFF)

O objetivo da Cátedra é debater e difundir o estado da arte da pesquisa científica e tecnológica no âmbito das Terapias Avançadas. Para tal serão organizadas palestras, seminários e mesas-redondas abordando os tópicos de pesquisa e desenvolvimento de TA em curso no Brasil e no exterior; iniciativas de extensão, visando ampliar a informação sobre TA para não-especialistas e estudantes de ensino médio e de graduação superior, bem como divulgação científica, incluindo vídeos para acesso aberto, visando alcance para além do âmbito acadêmico. As atividades serão oferecidas também no formato de uma disciplina de pós-graduação.


Inteligência Artificial

Cátedra Antonia J. Jones

Titular: Professora Priscila Machado Vieira Lima (UFRJ)

Além dos pesquisadores, empresários e técnicos da área de IA, a consolidação de princípios e boas práticas para sistemas inteligentes, porém só se dará quando os conceitos mais fundamentais de IA, principalmente os envolvidos em ML, forem compreendidos pela maioria da sociedade. A Cátedra pretende apoiar as atividades de debate e construção de conhecimento nas Fronteiras de Inteligência Artificial, abordando o assunto em quatro módulos: (1) Desmistificação de IA; (2) Alinhamento de objetivos entre IA e humanos (human-centered AI); (3) Arquiteturas inteligentes e (4) IA na indústria e na sociedade.


Literatura

Cátedra Machado de Assis

Titular: Godofredo de Oliveira Neto (UFRJ)

A Cátedra tem como objetivo principal o estabelecimento de um centro de referências no tocante às relações da literatura brasileira com outros campos de manifestação artística e sua irradiação para o completo sociocultural da vida brasileira, desde a nítida caracterização dessa realidade, a partir do século XIX, até a contemporaneidade.


Políticas Macroeconômicas para o Desenvolvimento do Brasil

Cátedra Celso Furtado

Titular: Professor Paulo Nogueira Batista Jr (FMI, NBD)

Pós-Doc Sênior: Maria Isabel Busato (UFRJ)

O propósito da Cátedra, que tem a pretensão de ter caráter programático, é passar em revista diversos tópicos da questão macroeconômica nacional com a ambição de contribuir, ainda que de forma pontual e seletiva, para a definição de políticas econômicas consistentes com o desenvolvimento nacional. O fio condutor será a ênfase no aspecto nacional das questões econômicas, revisitando alguns temas clássicos da macroeconomia contemporânea à luz do interesse nacional brasileiro.


Ecologia do Não Saber – Espaços Futuros do Jurídico

Cátedra Evaristo de Moraes Filho 

Titular: Prof. Dr. Raffaele De Giorgi (Universidade de Salento)

Pós-Doc Sênior: Juliana Neuewander Magalhães (UFRJ)

Para elaborar as ideias que justificam a nossa ‘proposta para o Brasil’, também gostaríamos de elaborar uma ecologia, a qual deverá ser uma ecologia do não saber. O pensamento tradicional está fadado ao fracasso porque se baseia no pressuposto de ‘saber’. Preliminarmente, pretende-se que essas propostas sejam orientadas em dois eixos, que consideramos centrais no debate sobre a função e os limites do direito na construção da democracia brasileira: 1) governo do medo: segurança é a certeza da liberdade conforme ao direito; 2) o Direito e a tutela do trabalho cognitivo.


Universidade do Futuro

Cátedra Aloísio Teixeira  

Titular: Professora Maria Fernanda Elbert (UFRJ)

A candidatura é apresentada por um grupo composto por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que se reuniu com o objetivo de pensar e pesquisar iniciativas inovadoras de formação de estudantes na graduação e na pós-graduação. Entendemos que há mudanças necessárias e urgentes na universidade brasileira em geral, e na UFRJ em particular. Se, por um lado, a emergência e persistência da pandemia da Covid-19, a partir de 2020, evidenciou ainda mais a importância e a centralidade da ciência e do saber universitário, por outro, escancarou as defasagens e impasses presentes no sistema universitário do Brasil.

Página do Relatório Final 2024 – Universidade do Futuro

Relatório final da pesquisa “Novos Processos Formativos e Inovações na Educação Superior em Contextos Nacionais e Internacionais”