6 AGO – QUA – 15H/18H
O Seminário “Diálogos Sustentáveis”, com o tema “Agenda 2030 na América Latina: uma década de caminhos trilhados, cinco anos de possibilidades”, tem como propósito fomentar um espaço plural, crítico e engajado de intercâmbio de saberes e fazeres sobre a integração e territorialização da Agenda 2030 nas políticas públicas latino-americanas. Ao celebrar uma década de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o evento propõe refletir sobre os cinco anos restantes para o alcance de suas metas. E assim, convida à análise dos avanços conquistados, dos obstáculos enfrentados e das possibilidades reais de transformação nos âmbitos regional, nacional e institucional, com atenção especial ao papel das universidades. A proposta é promover o diálogo entre experiências diversas, conectando narrativas e construindo visões coletivas sobre caminhos possíveis para uma transição justa, inclusiva e ambientalmente responsável, em contextos fortemente marcados por desigualdades históricas, vulnerabilidades socioambientais e disputas políticas. Fortalecer o multilateralismo e ampliar a voz do Sul Global, por meio da atuação conjunta de universidades, organismos internacionais e espaços de diálogo interinstitucional, pode ser decisivo para a construção de soluções sustentáveis, que integrem saberes científicos e conhecimentos tradicionais, em sintonia com a complexidade dos desafios contemporâneos.
Convidados:
Mareike Eberz (CEPAL) – Agenda 2030 pela perspectiva da CEPAL para a América Latina
Thiago Gehre (Comissão Nacional para os ODS no Brasil – CNODS) – Agenda 2030 no Brasil
Orlando Saez Zapata (OSES-ALC) – Agenda 2030 nas universidades da América Latina.
Mediação:
Marta de Azevedo Irving – Titular da Cátedra Ambiente e Sustentabilidade
Professora e pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) e, do Pograma Futuros (CBAE/FCC/UFRJ). Coordenadora da Cátedra de Ambiente e Sustentabilidade do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/FCC/UFRJ) e pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED/CNPq). Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2023 e 2025. Perfil acadêmico interdisciplinar, com graduação em Biologia (UFRJ) e em Psicologia (UERJ). Mestrado em Gestão Costeira (Southampton University) e Doutorado em Ciências (Universidade de São Paulo). Pós-Doutorado em Gestão Social da Biodiversidade no Département dÉcologie et Gestion de la Biodiversité no Musée dHistoire Naturelle (MNHN) e, no CRBC/ École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) da França. Professora e pesquisadora convidada do Département Hommes, Natures et Sociétés do MNHN e do IREST/Paris 1 (França), além do Departamento de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e do Oslo and Akershus College of Applied Sciences (Noruega), alem de ter contribuido com inumeros projetos no âmbito do Sistema das Nações Unidas e demais instituições de alcance internacional. Em seu percurso profissional tem conduzido a reflexão ética e crítica sobre o campo da sustentabilidade, à luz da Ecologia Social e Política, com foco na temática de governança vinculada à agenda socioambiental, com ênfase em gestão social da biodiversidade, em suas interfaces com as demais políticas públicas. Suas pesquisas partem da ressignificação da relação entre natureza e cultura, na contemporaneidade, e seus rebatimentos nas agendas global e nacional do desenvolvimento. Com base na perspectiva teórica sobre sustentabilidade e governança socioambiental, alguns temas tem orientado suas pesquisas, atualmente, nas interfaces com o debate associado à conservação da biodiversidade, envolvendo áreas protegidas e patrimônio; cultura e direito de povos e populações tradicionais; lazer, turismo e ética da sustentabilidade; desenvolvimento de tecnologias participativas como instrumentos para a ação comunitária e desenvolvimento local, em articulação com a questão climática e políticas setoriais conexas, à luz da Agenda 2030, entre outros. A pesquisadora tem status de Bolsista de Produtividade do CNPq e coordena os Grupos de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS/Lattes/CNPq) e, o Núcleo Sinergia: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura (Sinergia/Lattes/CNPq), Coordenou também o Projeto de Cooperação Internacional Sustentabilidade e Inclusão Social: Rumo à Agenda 2030, no âmbito do Programa CAPES/PRINT, entre varios outros. Em seu currículo são registradas inúmeras dissertações e teses de doutorado, além da autoria de livros e artigos científicos no campo das Ciências Sociais Aplicadas, de alcance nacional e internacional.
Apoio:
Graciella Faico – Pós-doc da Cátedra Ambiente e Sustentabilidade
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado, doutorado e pós-doutorado (em andamento) pelo Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). Pesquisadora pós-doc no GID/PR2-UFRJ, desenvolvendo ações ligadas a rankings de sustentabilidade e à Certificação do Selo ODS Educação. Servidora da Universidade Federal Fluminense (UFF), é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) pela UFF e, desde 2024, coordena ações institucionais de sustentabilidade na Seção de Sustentabilidade (SAAS/UFF), integrando a Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS-UFF). Tem experiência em gestão universitária, políticas públicas e educação para a sustentabilidade. Integra grupos de pesquisa e extensão na UFRJ e UFF, com atuação em ecologia social, sustentabilidade, educação ambiental, psicossociologia e Psicologia Ambiental. Faz parte da Global Psychology Alliance (GPA) pelo Global Psychology Learning Leadership Institute (LLI/APA).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1642574960298281
Apenas online:
Transmissão pelo canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube