Categorias
2025

“Estratégias de reconversão do campesinato e das elites agrárias brasileiras; uma homenagem a Afrânio Raul Garcia Jr”

[ 16 OUT – QUI – 14H/17H ]

16 OUT – QUI – 14H/17H

Cátedra Afrânio Raul Garcia Jr. de Memória, Trabalho, Movimentos, Direitos Humanos

A mesa inaugural da Cátedra, criada para investigar criticamente os usos do passado em torno da memória, do trabalho, dos movimentos sociais e dos direitos humanos, se propõe a revisitar dimensões centrais da obra de seu patrono, Afrânio Raul Garcia Jr. Ao enfatizar o peso do mundo rural na constituição da sociedade brasileira, o debate buscará evidenciar como a história do campesinato, os conflitos fundiários e a atuação das elites agrárias moldaram o país, ao mesmo tempo em que lança luz sobre os desafios contemporâneos do trabalho, da cidadania e da sustentabilidade socioambiental. A proposta é articular trajetórias de pesquisa e interpretações críticas que, partindo da análise histórica, projetem perspectivas de futuro para a democracia e para os direitos humanos no Brasil.

Coordenador e mediação:

José Sergio Leite Lopes – Titular da Cátedra

Antropólogo, Professor Titular do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-diretor do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CBAE/UFRJ (2012-2019). Fez graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1988-1990). É professor do Museu Nacional-UFRJ desde 1978. Foi professor visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2003-2006). Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do trabalho e dos trabalhadores, meio ambiente e conflitos sociais, história social das ciências sociais relacionadas ao trabalho, antropologia do esporte e memória dos movimentos sociais. Além de coordenar o Programa de Memória dos Movimentos Sociais – Memov, sediado no CBAE/UFRJ, é também desde agosto de 2019 coordenador da Comissão Memória e Verdade da UFRJ. Tornou-se professor emérito por solicitação do Museu Nacional/Fórum de Ciência.e Cultura/UFRJ, com aprovação pelo Conselho Universitário da UFRJ, conforme sessão em 13 de junho de 2024

Convidados:

Ana Célia Castro, José Sergio Leite Lopes, Sergio Pereira Leite (CPDA), Mario Grynszpan (UFF) , John Comerford (MN) e Patrícia Ramiro (UFPB, pós-doc no MN).

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube